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Copa 2014
Sexta - 19 de Agosto de 2011 às 17:09
Por: RAFAEL COSTA

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Maurício Barbant/ALMT
Deputado José Riva defende participação do governo federal em MT e alerta para equilíbrio das contas
Deputado José Riva defende participação do governo federal em MT e alerta para equilíbrio das contas

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), informou que a aprovação de qualquer mensagem do Governo do Estado referente a financiamento para obras da Copa do Mundo de 2014 vai depender da importância do projeto, no contexto social de Mato Grosso.

"A Assembleia Legislativa só vai autorizar empréstimo, após uma análise criteriosa do destino dos investimentos. Não se pode comprometer toda a capacidade financeira só para fazer obra da Copa do Mundo, e o Governo Federal brincar com o chapéu alheio", disse o parlamentar.

Riva destacou que a capacidade de endividamento do Estado, avaliada em R$ 2,5 bilhões, não deve ser explorada exclusivamente para investimentos da Copa do Mundo de 2014. Para ele, cabe ao Executivo selar parceria com o Governo Federal, para não comprometer o equilíbrio das finanças estaduais.

"Mato Grosso tem que se endividar para investir em logística e infraestrutura, que estão precárias. Quando lutamos pela Copa do Mundo, o foco foi o legado dos investimentos aplicados em Cuiabá. Mas, este dinheiro vai partir de quem? Cabe ao Governo Federal, que tem a maior parte do recurso, investir nas obras do Mundial. Se algo der errado, a vergonha não vai ser para Cuiabá ou Mato Grosso, mas, para o Brasil", afirmou Riva.

Estado e obras

O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, classificou de "normal" a declaração de Riva e afirmou que a posição é respeitada pelo Estado.

"Cabe ao Legislativo debater projetos e fiscalizar atos do Executivo. Não classifico de estranha essa posição, mas de benéfica para a gestão estadual", observou.

Nas obras de mobilidade urbana, que irão atingir as principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, a Agecopa (Agência de Execução de Projetos para a Copa do Mundo) mantém convênios com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no montante de R$ 357 milhões.

Cuiabá também é uma das cidades-sedes que têm nível de construção do estádio na relação das mais avançadas. A Arena Pantanal já tem 25% do projeto concluídos e as obras devem ser entregues em dezembro de 2013.






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