Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 03 de Outubro de 2013 às 16:18

    Imprimir


A Aprosoja e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) realizam entre os dias 14 e 25 de outubro a 5ª edição do Circuito Tecnológico Safra 2013/14. A ação percorrerá lavouras de todas as regiões sojicultoras de Mato Grosso a fim de levantar informações referentes à qualidade de sementes, fertilizantes, manejo de pragas, uso de maquinários, gestão, mão-de-obra e infraestrutura, além de acompanhar de perto o andamento da atual safra de soja.


 
Uma diferença é que nesta edição os indicadores referentes às informações levantadas nas propriedades serão ranqueados conforme o grau de eficiência. “Esperamos que essa análise sirva para ranquearmos as melhores práticas entre produtores e regiões podendo acompanhar a evolução dos indicadores a cada ano”, disse o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.


 
Para garantir essa maior capilaridade de dados haverá ampliação do número de equipes, de cinco para oito.  A meta é que as equipes visitem entre as duas semanas, de forma aleatória, 640 propriedades, o que é o dobro da última edição. As equipes aplicarão os questionários e coletarão amostras de sementes e fertilizantes que serão analisadas e tabuladas pela associação. Após as análises dos dados, a Aprosoja e o Senar avaliarão os mais diversos fatores de produção envolvidos, diagnosticando os gargalos existentes no campo, de forma a oferecer opções que venha a contribuir e auxiliar o produtor.


 
Os grupos serão compostos por quatro integrantes da área técnica, os supervisores da Aprosoja, colaboradores do Senar, estudantes do curso de Agronomia e consultores da Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O evento tem como patrocinadores  Basf, Dow Agrosciences e Bayer.


 
Edição anterior - Na safra 2012/13, durante a quarta edição do Circuito Tecnológico, as equipes visitaram 42 municípios totalizando 332 propriedades. No total foram percorridos 16 mil quilômetros somando uma cobertura in loco de 746 mil hectares, o que representa 9% da atual área plantada com soja no estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7960/visualizar/