Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 15 de Agosto de 2011 às 17:37
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, cobrou mais investimentos do Governo Federal em Mato Grosso com relação às obras para a realização da Copa do Mundo de 2014, em que Cuiabá será uma das subsedes. “Que a União ajude mais nos investimentos a serem feitos e não apenas no que diz respeito aos financiamentos dos recursos. É preciso uma participação mais efetiva do Governo Federal”, pontuou o parlamentar durante a abertura do Fórum Legislativo das Cidades Sedes, nesta segunda-feira (15.08) no auditório Milton Figueiredo da Casa de Leis.

Segundo o deputado, os recursos federais do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) que seriam destinados a Mato Grosso e que foram cortados, causam preocupação. “Já que somos um estado que cresce 10% ao ano,  om uma logística comprometida e que contribuí com mais de 30% do superávit primário da balança comercial brasileira, temos uma dependência muito grande da produção primária”.

Na opinião de José Riva, a União também tem que contribuir nos investimentos do modal de transporte a ser implantado em Cuiabá. “Mas quem tem que decidir qual é o melhor sistema não é a Fifa ou o Ministério das Cidades, e sim o governo estadual, junto com a sociedade civil organizada e demais poderes. Tanto que no próximo dia 25, faremos uma audiência pública com a presença de  especialistas para discutir Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT). O Pacto Federativo, ao me ver, já está comprometido. Nas obras de infraestrutura urbana são necessárias que o Governo Federal faça sua parte, pois a Copa é no Brasil”, declarou Riva.

A defesa de Riva pelo VLT é pautada no legado que a Copa deverá deixar para Cuiabá e Várzea Grande, uma vez que se trata de um investimento em um sistema com durabilidade de mais de 30 anos para uma cidade que não foi planejada. “Eu não tenho dúvidas que o foco principal é cobrar do Governo Federal os investimentos. O turismo não está sendo contemplado e o estado terá que contrair altas dívidas. Acho que Mato Grosso tem que se endividar pra construir logística, que é precária. Neste sentido, não podemos comprometer toda a nossa capacidade de contrair dívidas”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado federal Jonas Donizette, demonstrou preocupação com relação aos investimentos que necessitarão ser feitos. Em especial, aos que dizem respeito ao aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, já que a atual estrutura não atenderia a demanda de turistas que envolvem um mundial. “A estrutura hoje é problemática. Não podemos esquecer que a Copa será uma janela para o mundo, especialmente, em Mato Grosso por conta do Pantanal. Quantas pessoas do mundo afora não conhecem essa beleza natural e decidirão visitar o estado durante e após a realização do mundial? Por isso que investimentos em turismo são imprescindíveis, pois trazem divisas ao estado sem poluir”, afirmou Donizette.

O vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado federal Romário, também participou da discussão e pontuou sobre a questão de acessibilidade. “E porque não aproveitar esse momento para pensarmos em obras de acessibilidade, que em nosso país são precárias?”, questionou o parlamentar ao considerar também a atual condição do aeroporto uma problemática. “Hoje, não teria condição nenhuma de receber nenhum tipo de evento. Daqui até a Copa, são três anos e meio que muitas reformas e melhorias deverão ser feitas e elas têm que começar já”, completou Romário.

O senador Blairo Maggi considerou de grande importância o trabalho da comissão que realiza esses encontros nas cidades sedes para saber como estão os andamentos das obras e o grau de dificuldades de cada estado em executá-las em curto prazo. “Temos que fazer um grande mutirão para acabar com a burocracia. As dificuldades aqui também são as encontradas em outras cidades, principalmente devido ao pouco tempo que temos. Mas, não podemos esquecer que o legado para a cidade não deve ser a dívida”, apontou.

Em nome da bancada federal, o deputado Valternir Pereira, reconheceu que o Governo do Estado vem se esforçando para realizar as obras do Copa. Atualmente, o valor total dos investimentos estão entre R$ 5 a 8 bilhões. Porém, a preocupação é com a falta de investimento da União. “O nosso estado tem se esforçado para contrair dívidas, sendo que também é uma responsabilidade do Governo Federal. Lembrando que só de dívida externa, Mato Grosso paga por ano aproximadamente R$ 1 bilhão. E qual será a responsabilidade da União na execução das obras? Pois, o Governo Federal tem reservas um orçamento forte”, concluiu






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/79604/visualizar/