Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Agosto de 2011 às 07:34

    Imprimir


A Força Nacional de Segurança Pública vai atuar em Mato Grosso no combate aos crimes realizados nas regiões de fronteira. O envio da Força foi autorizado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, atendendo a um pedido do governador Silval Barbosa.

De acordo com a portaria publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União, os policiais irão apoiar a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) nas ações de preservação da ordem pública das comunidades próximas às áreas de fronteira com a Bolívia. Caberá ao governo estadual estabelecer a maneira como os policias serão utilizados. O prazo para a utilização da Força Nacional previsto na portaria é de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Segundo a Sesp, Silval pediu 200 agentes, mas o chefe da Força Nacional irá verificar se pode enviar este efetivo. A ideia da Secretaria é utilizar os agentes por 30 dias.

As ações serão semelhantes as que estão sendo realizadas na Operação Gênesis, deflagrada pela Sesp e que conta com 400 pessoas ligadas a 37 instituições. A operação, que começou no dia 26 de julho, e será encerrada em 9 de agosto, já prendeu 39 pessoas, apreendeu 61 armas e recuperou nove veículos roubados. No total, Mato Grosso tem 983 quilômetros de fronteira com a Bolívia.

A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça. Sua função é ajudar as instituições estaduais de segurança pública em momentos de crise, quando é preciso restabelecer a ordem. (GB)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/81436/visualizar/