Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 01 de Agosto de 2011 às 07:31
Por: Wisley Tomaz

    Imprimir


A próxima etapa do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso será durante a 39ª Exposul, que acontece entre 6 a 14 de agosto, em Rondonópolis (212 Km ao Sul de Cuiabá) no parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. No mesmo período, acontece também o julgamento na 18ª Exposição Agropecuária de Juína (Expojuína). Ainda não foram confirmados as quantidades de animais inscritos nos dois eventos, contudo, é sabido que a Exposul é a maior exposição agropecuária da região Sul do Estado e a de Juína uma das mais expressivas da região Norte de Mato Grosso, o que comprova que ambas irão movimentar uma boa quantidade de pessoas.

A última etapa do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso foi realizada durante a 23ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Colíder (23ª Expolíder), de 16 a 24 de julho. Foram escritos 133 animais por 12 expositores de Mato Grosso e São Paulo. Antes dessa ainda teve a etapa na 47ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), em Cuiabá). O evento, que também foi organizado pela Associação dos Criadores e Nelore de Mato Grosso (ACNMT), contou com a participação de 43 expositores vindos de diversos municípios do Estado, e ainda de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, que inscreveram 409 animais com alto desenvolvimento genético.

Conforme as regras do julgamento, os animais inscritos são divididos em 12 categorias e a comissão julgadora observa o fenótipo da raça, precocidade, beleza, produtividade e outros itens que recebem pontuações e são somadas ao final da etapa estadual do ranking, em outubro. Este ano, estão ranqueadas 21 feiras agropecuárias de Mato Grosso. O produtor tem que participar de 06 delas para fazer a somatória dos pontos, sendo que três eventos são obrigatórios: a Expoinel MT, Expoagro em Cuiabá, e uma feira itinerante, que este ano é a Exponop no município de Sinop.

Na classificação atual do ranking, estão: Divadir de Pieiri, 7.284 pontos; Fazenda Santa Elina S/A, com 6.224 e Grupo Camargo, com 4.103 pontos. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso, Hermes Botelho, este é um dos principais eventos do setor em Mato Grosso, pois o melhoramento genético do rebanho mato-grossense depende do empenho e investimento do criador, além de sua participação no ranking da raça nelore. O que sem dúvida alguma contribui para que o Estado permaneça como o maior do país, em termos de criação de bovinos e bubalinos.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/81767/visualizar/