Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Julho de 2011 às 18:19

    Imprimir


 A secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza por meio do Centro de Reabilitação do Aquino Corrêa (Cridac), Capacitação Técnica para as Unidades Descentralizadas de Reabilitação do Estado de Mato Grosso. O Evento acontece em período integral nos dias 28 e 29 de julho no Hotel Fazenda Mato Grosso. Os temas trabalhados seguem as diretrizes da política estadual de saúde da pessoa com deficiência bem como as praticas terapêuticas de reabilitação de equipes multidisciplinares nas varias áreas da reabilitação.

O encontro tem a missão de discutir o aperfeiçoamento do serviço de reabilitação na Atenção Básica, um dos pontos considerados prioritários para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o Evento, os técnicos das Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR’s), poderão atualizar conhecimentos, trocar experiências e participar da readequação da política estadual de saúde da pessoa com deficiência do Estado.
 
“Essas Unidades de Reabilitação no Interior tem como objetivo a melhoria da cobertura dos serviços de reabilitação, além de reduzir a demanda na sede do Cridac em Cuiabá, ficando assim liberado para atender aos usuários que ainda não possuem esse serviço em suas cidades”, comentou a diretora geral do Cridac, Lúcia Provenzano.
 
Dentre os temas que serão abordados durante a Capacitação estão a Reabilitação do Câncer de Mama, a Hanseníase da perspectiva da Reabilitação, Praticas terapêuticas Multidisciplinares e a Reabilitação do Amputado. “Todas essas oficinas tem como objetivo principal fazer a consolidação das diretrizes da política estadual de saúde da pessoa com deficiência,, primando por um atendimento de qualidade e digno e na busca das novas praticas dos serviços associados as novas tecnologias”, disse a diretora do Cridac, Lúcia Provenzano. A metodologia proposta será de palestras, mesas redondas, debates, exposições e troca de experiências. 
 
Atualmente o Cridac possui 133 unidades descentralizadas, de gestão municipal, implantadas em 129 municípios de Mato Grosso, o que dá uma cobertura de 92% dos 141 municípios do Estado, proporcionando o acesso ao serviço de reabilitação a 117.200 pacientes, totalizando 583.830 atendimentos realizados na rede descentralizada de reabilitação no período de janeiro a julho do ano de 2011. O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes ao Cridac.  (Secom/MT) CP




Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/82162/visualizar/