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Politica MT
Terça - 01 de Outubro de 2013 às 08:53
Por: Ronaldo Pacheco

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Ednilson Aguiar/Secom-MT
Cinésio de Oliveira, secretário de Transporte: somente rodovias que cortam terras indígenas não ficarão prontas.
Cinésio de Oliveira, secretário de Transporte: somente rodovias que cortam terras indígenas não ficarão prontas.
Caso fique no cargo até 31 de dezembro de 2014, o governador Silval Barbosa (PMDB) tem condições de inaugurar mais de dois mil quilômetros de asfalto novo, nesse período. A projeção partiu do secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinéiso de Oliveira, durante entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (30/09), ao mostrar que, com exceção dos cinco lotes de obras rodoviárias que cortam áreas indígenas, os outros 61 estarão contratados e com ordem de serviço para execução até dezembro. Os outros cinco contratos dependem de licença ambiental.


 
Os casos mais graves de Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) são trechos da MT 242 e os dois lotes da MT322, que cortam a reserva do Xingu, em Altos da Boa Vista. “É um trabalho muito delicado. Por isso, estamos dividindo a missão com a Funai e a Sema”, argumenta o titular da STPU. É mais um claro sinal de que Silval Barbosa irá ficar até o último dia de mandato, no cargo.


 
Cinésio explica que o MT Integrado expandiu demais. Se em princípio eram 44 municípios, hoje são 64 contratos de asfalto. Três deles envolvem a duplicação da Rodovia Palmiro Paes de Barros, de Cuiabá para Santo Antônio de Leverger. Outros três versam sobre a ligação do distrito de São Lourenço de Fátima até Mimoso. Há também a ligação da MT-020, entre Paranatinga em Nova Canarana, num total de 270 quilômetros.


 
Em sendo assim, o MT Integrado saltou de menos de dois mil quilômetros para quase 2,35 mil. São 28 rodovias, mas há necessidade de 64 contratos. Cinésio cita o caso da MT 100, onde cada lote apresenta uma realidade diferente, com licenciamento ambiental adequado.


 
Já foram iniciadas 27 obras. Até dezembro, serão pelo menos 61 lotes contratados e em execução plena. Aproximadamente 40 obras serão inauguradas em 2013 e no primeiro semestre de 2014. Uma das primeiras deve ser a ligação de Santa Helena até Marcelândia, num total de 70 quilômetros, na MT 320.


 
Outro lote bem encaminhado é o que liga a BR 158 até Cana Brava do Norte, na MT 412, como cerca de 25 quilômetros. “E, ainda, a ligação da BR 158 até Santa Terezinha, num trecho de 85 quilômetros. Há outro lote da MT 020, de Canarana no sentido Paranatinga, com 35 quilômetros”, ensina Cinésio de Oliveira.


 
A MT-320, tradicional Estrada da Baiana, ligando Juara a Tapurah, deve ter usa sobras aceleradas no fim do ano. “Vamos entregar mais de 80% das obras no governo Silval”, afiança o titular da STPU.


 
Rodoanel 


 
Cinésio Oliveira assinou nesta segunda-feira (30/09) a ordem de serviço para as obras do Rodoanel, em Várzea Grande, com contrato de R$ 134 milhões. No valor, está inclusa a duplicação de um trecho de 13 quilômetros e também a construção de duas pontes sobre o rio Cuiabá e uma sobre o rio Pari, no distrito de Nossa Senhora da Guia.


 
No próximo mês, devem ser licitados R$ 360 milhões do trecho do Rodoanel em Cuiabá, com previsão de um viaduto sobre a Rodovia Emanuel Pinheiro (Cuiabá-Chapada dos Guimarães),uma trincheira na Guie e um outro viaduto na Avenida Fernando Correa da Costa. Por isso, a licitação será dividida em dois lotes.





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