Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 29 de Setembro de 2013 às 11:23

    Imprimir


A necessidade de uma resposta para o combate a crimes típicos da região de fronteira foram expostas por comerciantes, lideranças e forças de segurança bolivianas às autoridades brasileiras, em reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), na quinta-feira (27.09), em San Matias, na Bolívia. No encontro, foi reforçado o comprometimento de fiscalização do corredor da extensa área fronteiriça entre Brasil e Bolívia, por onde o narcotráfico, o contrabando, o roubo de cargas e tráfico de pessoas deságuam em Mato Grosso com destino aos grandes centros urbanos brasileiros.


 
A recepção amistosa da comitiva brasileira em San Matias já era a primeira sinalização positiva das autoridades bolivianas para esta grande parceria. “O interesse do governo brasileiro é o estreitamento de relações com o país vizinho, até para que os 28 municípios brasileiros de fronteira possam se desenvolver. Vamos conseguir isto com o trabalho integrado das forças policiais”, enfatizou o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos.


 
Também presente na reunião, o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Nerci Adriano Denardi, destacou a importância da troca de informações entre as autoridades brasileiras e bolivianas para o combate ao crime na região. “A palavra-chave é a integração. Cada órgão do Brasil tem sua missão constitucional e a Polícia Militar, principalmente o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), vem mostrando um grande trabalho na área, tanto que passou a ser referência no Brasil”.


 
Do lado boliviano, o prefeito de San Matias, Carlos Velarde, fez questão de destacar a relação de irmandade que se fortalecendo entre as forças de segurança na região de fronteira. “Estamos tentando sempre superar os problemas que temos, e é esse tipo de iniciativa, como a do Governo brasileiro, que nos fortalece, que nos une ainda mais, principalmente com as demais instituições, como La Policia, Receita Federal”.


 
Os reflexos da parceria já podem ser observados na pequena San Matias, com o bom relacionamento entre policiais bolivianos e brasileiros. “A tendência é que nossas ações aumentem cada vez mais, e agora temos suporte de qualidade com os últimos investimentos do Governo Federal em binóculos de visão noturna termais, barcos, que já atuam no patrulhamento no rio Paraguai, veículos, entre outros, que vão proporcionar mais qualidade na atividade policial na região”, pontuou o comandante do Gefron, tenente-coronel PM Wancley Correa Rodrigues.


 
O Gefron é um dos principais antídotos das ações criminosas do lado brasileiro. Com a aproximação e cooperação das forças bolivianas como La Policia, exército boliviano, UMOPar (Unidade Móvel de Operações Rurais da Bolívia), o trabalho do grupamento especializado nas barreiras fixas, nas patrulhas volantes e fluviais irão se fortalecer ainda mais.


 
“Nossas viaturas patrulham os 28 municípios de fronteira, principalmente na região de Cáceres, Pontes e Lacerda, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, locais com mais apreensões de entorpecentes. Hoje a força de segurança no Brasil tem muito mais resultado com a ação integrada entre as polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, que podem ser constatados com as apreensões recordes que conseguimos realizar em crimes como contrabando e tráfico de drogas. O trabalho tende a ficar muito mais qualificado com o apoio do lado boliviano, permitindo a troca de experiências que também resulta na melhoria dos serviços prestados à sociedade dos dois países”, completou o comandante do Gefron.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/8365/visualizar/