Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 11 de Julho de 2011 às 10:36

    Imprimir


Petistas baianos deflagraram na semana passada uma ofensiva no Congresso para que o aeroporto de Salvador, que leva o nome do deputado Luís Eduardo Magalhães, morto em 1998, volte a se chamar Dois de Julho, data em que se comemora a "independência da Bahia".

Na última terça-feira, em sessão no Senado, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), argumentou em favor da mudança de nome.

"Nenhum homem individualmente substitui a saga de um povo", disse.

No último dia 15, um projeto de lei de 2002 do deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) que propõe a alteração de nome recebeu parecer favorável na Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa de aprovação na mesma comissão e nos plenários da Câmara e do Senado.

Para o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), sobrinho de Luís Eduardo, a discussão é oportunista porque tenta desviar o foco do debate sobre o governo petista.

Petistas e aliados, no entanto, negam que a movimentação seja uma revanche política contra o grupo adversário que era liderado pelo pai de Luís Eduardo, o senador Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007.

A Folha apurou que a iniciativa causou revolta entre parentes de Luís Eduardo, mas eles avaliam que as chances de o projeto de lei ser aprovado são pequenas.

Na Bahia, Luís Eduardo Magalhães empresta seu nome também a escolas, vias e até a um município no oeste do Estado.

AVENIDA

Há dois meses, parte de uma avenida de Alagoinhas (BA) que homenageia o deputado teve o nome modificado por iniciativa de políticos locais.

A avenida passou a se chamar Joseph Wagner, nome do pai do governador petista. Ele esteve presente na inauguração de um trecho reformado, que recebeu recursos do Estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/84128/visualizar/