Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Julho de 2011 às 08:52
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


PEDRO ALVES/DC
O projeto Quadrante foi lançado ontem, com o objetivo de reduzir em 65% as queimadas, em comparação com o ano passado
O projeto Quadrante foi lançado ontem, com o objetivo de reduzir em 65% as queimadas, em comparação com o ano passado
O período de estiagem começou há pelo menos um mês, mas somente ontem a prefeitura de Cuiabá lançou oficialmente o projeto Quadrante 2011, que visa conter os índices de focos de incêndios. Um pacto firmado pela administração municipal com o Ministério Público do Estado (MPE) prevê a redução de 65% das queimadas neste ano em relação a 2010, quando foram registrados 1.822 chamados.

Neste ano, o Quadrante contará com 50 brigadistas, que terão à disposição dois caminhões-pipas e quatro caminhonetes com tanque reservatório para mil litros de água. Eles receberam treinamento durante um mês e atuarão até outubro. As caminhonetes serão utilizadas nos locais de difícil acesso, onde os caminhões-pipa não conseguem chegar.

Apesar de o lançamento ter ocorrido apenas ontem, o coordenador da Defesa Civil, Eldo Orro, garantiu que os brigadistas estão atuando desde a segunda quinzena de junho. Neste período (até ontem), já foram atendidas 29 ocorrências. Ano passado, dos 1822 focos registrados na capital, 318 foram combatidos.

Para tentar atender a demanda, os brigadistas contarão com o suporte do Corpo de Bombeiros. Diretor operacional adjunto do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel João Rainho Junior comentou que alguns dos núcleos dos brigadistas funcionarão nas mesmas bases da corporação. “O trabalho dos brigadistas é importante e auxilia os 110 homens que o Bombeiros mantém na capital. É uma importante parceria com o município, em que montamos uma frente de trabalho no combate às queimadas”.

Conforme o coordenador de Fiscalização de Terrenos Baldios, Antônio Carlos de Oliveira, na capital há 54 mil lotes baldios e casas abandonadas, que a administração municipal vem fazendo a limpeza. Porém, os donos destes imóveis estão sendo notificados e, por meio do IPTU Progressivo, àqueles que não resolveram o problema da falta de limpeza ou elaborar um projeto de edificação na área, por exemplo, poderá perder o terreno em cinco anos.

Nos locais onde ocorrer queimadas, os proprietários podem ser multados no valor de R$ 5 mil a R$ 70 mil. Ano passado, foram aplicadas 680 multas por incêndio urbano.

Quem também for pego colocando fogo no quintal ou terreno baldio poderá ser preso. “Será multado e preso. A Polícia Militar, em suas rondas normais, ao detectar alguém colocando fogo vai encaminhar para a delegacia de polícia”, informou o secretário de Meio Ambiente, Lécio Monteiro. Ano passado, segundo ele, 18 pessoas foram detidas em flagrante.

Em caso de queimadas, os brigadistas podem ser acionados pelo telefone 193. Já o telefone da Prefeitura de Cuiabá para denúncias é o 0800-6475330, da 8 às 18 horas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/84524/visualizar/