Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Junho de 2011 às 09:54

    Imprimir


O Ministério da Saúde afegão elevou para 60 o número de mortes por ocasião de um atentado suicida contra um hospital na província de Logar, no leste do país. O ataque deixou mais de 120 feridos, alguns deles em estado crítico, de acordo com as autoridades, que inicialmente haviam informado 30 mortes.

"Sessenta de nossos compatriotas, incluindo mulheres e crianças (...) morreram", aponta o ministério, em um comunicado. Os talebans já negaram a responsabilidade pelo ataque, que mirou principalmente os pacientes, a equipe médica e os visitantes.

Mohammad Zaref Nayebkhail, diretor de saúde da província, afirmou que os guardas do hospital tentaram deter o suicida. "O motorista não parou e entrou na área da edíficio, atingindo o prédio principal do centro de saúde, quando detonou o veículo", disse ele.

A força da explosão provocou o colapso da clínica, com dez leitos disponíveis, e prendeu pelo menos 15 sob os destroços. "Neste momento, nosso pessoal está ajudando a retirar os corpos e socorrendo os feridos das ruínas", acrescentou.

Nayebkhail afirmou ainda que a clínica havia sido recentemente ampliada para atender a população dos demais distritos. Equipes de emergência de médicos e enfermeiras das outras províncias já se deslocaram para socorrer os sobreviventes.

TALEBANS

Este é o segundo atentado no qual os insurgentes afegãos negam ter responsabilidade nas últimas horas.

Na tarde de ontem, um ataque matou pelo menos nove civis e um policial quando uma bicicleta-bomba explodiu em frente a uma loja de sorvetes no distrito de Khanabad, na província de Kunduz.

Os dois atentados acontecem poucos dias depois de os Estados Unidos terem anunciado seu plano para o início da retirada de suas tropas, que prevê a saída de 33 mil soldados americanos nos próximos 15 meses.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/86246/visualizar/