Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 08 de Junho de 2011 às 14:39

    Imprimir


Ilustração

O Juízo da Segunda Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande designou, por meio de decisão proferida nos autos do processo nº 94/2011, audiência de instrução e julgamento de 18 réus presos durante a Operação Balista, deflagrada pela Polícia Federal em abril de 2011, para os dias 27 e 28 de junho. Os acusados foram indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, roubo e posse irregular de arma de fogo e munições. A denúncia foi ofertada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e recebida pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande no dia 4 de maio de 2011. As audiências serão realizadas no Plenário do Júri, no Fórum Desembargador Cesarino Delfino César, de Várzea Grande.

Devido ao número excessivo de réus, as audiências foram divididas, sendo a do dia 27, às 9 horas, exclusiva para ouvir as testemunhas de acusação e defesa. Já na audiência de continuação, a ser realizada no dia 28, às 9 horas, será feito o interrogatório dos 18 acusados, entre eles duas mulheres e dois policiais militares. Os nomes dos réus são: Edinho Rodrigues de Macedo, Fábio de Jesus Barbosa Junior, Gefti Ferneda, Genildo Donizete Machado, Genivaldo de Souza Machado, Gilmar Amâncio Machado, Michael Queiroz de Araujo, Élson Luis da Silva Moraes, Reverton Nobres da Silva, Vagner Souza Silvestre, Luis Barreto Leite, Lissandro Paternez Martins, Liz Angélica Paternez Martins, Romildo Fernandes da Silva, Airis Gonzaga da Silva, Ana Cristina Pereira da Silva, Ronaldo Lemes da Silva e Jéssica Paola Ramos de Arruda.

Consta dos autos do inquérito policial que, em outubro de 2010, os denunciados se juntaram com a finalidade de praticar uma série de crimes, transformando-se em um grupo estável e organizado, com divisão de tarefas entre seus membros. O bando foi descoberto após a quebra de sigilo telefônico dos seus membros, autorizada pelo Juízo da Segunda Vara Criminal. Os crimes consistiam, em sua maioria, no roubo e furto a caixas eletrônicos e estabelecimentos comerciais, roubo de caminhões e tráfico de drogas e medicamentos sujeitos a controle especial.

Desta forma, verificou-se que a quadrilha era encabeçada por Genildo Donizete Machado, Genivaldo de Souza Machado e Gilmar Amâncio Machado, que organizavam e planejavam as atividades criminosas. Os policiais militares Elson Luis da Silva Moraes e Reverton Nobres da Silva auxiliavam os líderes do bando prestando informações sobre o policiamento do local onde os crimes seriam praticados e, ainda, colaboravam no transporte de drogas e aquisição de armamentos. Já os demais denunciados participavam e executavam diretamente as ações criminosas.

Durante as audiências, serão apreciados todos os pedidos de revogação de prisão preventiva, liberdade provisória e restituição de bens apreendidos. O Juízo da Segunda Vara Criminal de Várzea Grande solicitou à Secretaria Estadual de Segurança Pública e ao Departamento da Polícia Federal a disponibilidade de um helicóptero de cada instituição e, também, efetivo de segurança por seus agentes, a fim de garantir a segurança e efetividade no transcorrer das audiências. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/88559/visualizar/