Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 05 de Junho de 2011 às 09:49

    Imprimir


O ditador do Iêmen, Ali Abdula Saleh, chegou neste sábado à noite a Riad, na Arábia Saudita, segundo anunciaram os principais veículos de comunicação árabes, Al Jazeera e Al Arabiya. Ele foi ferido por um bombardeio no palácio presidencial em Sanaa na sexta-feira.

O ataque que feriu Saleh --e que deixou sete mortos e dezenas de feridos, segundo fontes governamentais-- foi atribuído ao poderoso chefe tribal Sadek al-Ahmar.

A notícia da partida do presidente, no entanto, não foi confirmada por fontes oficiais do Iêmen e traz controvérsias.

Segundo um aliado de Saleh, Soltan al-Barakani, o presidente continua em Sanaa e não necessita de cuidados estrangeiros.

Mas a rede de TV Al Jazeera afirma que a corte real saudita já confirmou a chegada do presidente. "O presidente do Iêmen chegou com oficiais e cidadãos que têm ferimentos diversos, a fim de tratamento na Arábia Saudita."

Hojem a CNN informou que o vice do ditador do Iêmen Ali Abdullah Saleh, Abed Rabbo Mansour, assumiu a responsabilidade do país durante a noite.

Ainda de acordo com a emissora, a transferência de poder ocorreu próximo à partida do ditador à cidade de Riyadh, por volta da 0h local, um dia após ele se ferir durante um ataque perpetrado por rebeldes contra o seu palácio na sexta-feira. Sete pessoas morreram.

As informações foram dadas por uma fonte do governo que preferiu não se identificar. Alguns membros do governo, contudo, ainda insistem que o ditador permanece em um hospital de Saana, a capital do país.

Saleh está no poder há 33 anos. Os protestos para destituí-lo do poder acontecem há meses.

ACORDO

Hoje, funcionários próximos ao ditador do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, disseram que ele aceitou a oferta do rei saudita para viajar ao país ao país vizinho a fim de tratamento médico dos ferimentos ocorridos por conta de um ataque rebelde.

O ditador teria falado com o rei saudita Abdullah rapidamente, após o bombardeio de uma mesquita no complexo presidencial na noite de sexta-feira que, além do presidente, feriu outros quatro políticos do alto escalão do regime. Outros sete homens responsáveis pela segurança do ditador foram mortos.

MENSAGEM DE ÁUDIO E ATAQUE

Horas após o ataque contra o palácio presidencial, a emissora oficial iemenita divulgou uma breve mensagem de áudio do ditador Ali Abdullah Saleh, na qual ele afirma que está bem após ficar levemente ferido na cabeça.

"Estou bem, estou em boa saúde", afirmou o chefe de Estado na mensagem.

Uma fonte do partido do governo disse que Saleh ficou "levemente ferido na cabeça" no bombardeio contra o palácio presidencial, pelo qual as autoridades acusaram o chefe tribal xeque Sadek Al Ahmar.

Outro membro do partido no poder, que pediu anonimato, disse à France Presse que Saleh foi atendido no hospital do Ministério da Defesa, mas se negou a dar detalhes sobre seu estado de saúde.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89012/visualizar/