Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 02 de Junho de 2011 às 13:30

    Imprimir


Propostas criativas e sustentáveis sempre estiveram ao alcance da Fibria que trouxe para a III Mostra de Soluções Sustentáveis, alguns Programas de Educação Ambiental (PEA). No discurso de abertura do evento, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, apresentou a sustentabilidade como um tema que une a sociedade. “Com essa união, o Poder Público precisa mover essa engrenagem, fazendo uma mudança de conceito. Por isso, reunimos todas essas empresas e expositores que trazem soluções práticas em sustentabilidade”. Participam da mostra até o dia 2 de junho, 74 empresas. A visitação é das 14 às 22 horas no Buffet Golden Class. Para a analista ambiental da Unidade de Três Lagoas da Fibria, Maysa Carla, a participação no evento é uma oportunidade de expandir o Programa de Educação Ambiental para um público diferente. No estande da Fibria é possível também conhecer a produção mista de eucalipto e apicultura na região do Bolsão.

Parceria que estimula a conservação da flora e fauna e o fomento da diversidade produtiva na geração de emprego e renda. Conheça os Programas de Educação Ambiental da Fibria (PEA) – O programa é dividido em três frentes: PEA Escolas, PEA Comunidade e PEA Colaboradores. No PEA Escolas a Fibria acompanha ações envolvendo os Espaços Educadores implementados nas escolas de Três Lagoas e de Brasilândia. O objetivo é desenvolver as atividades de forma coordenada e cooperativa, propiciando a oportunidade de integrar o conhecimento em todas as séries. Ao longo de 2010 foram desenvolvidos jardins, pomar de frutíferas nativas e comerciais, hortas mandala, cinturões verdes, cantinhos da leitura, espaços culturais, espirais de ervas medicinais e canteiros de ervas aromáticas.

Para 2011 a meta é aprimorar o programa nas oito escolas participantes, dando ênfase a Ecopedagogia. No PEA Comunidade, são realizadas ações envolvendo a rede de Ecoagentes, formada em Três Lagoas, que têm como público alvo membros da comunidade, os professores e colaboradores da unidade escolar, representantes de empresas e instituições sociais. São feitas reuniões mensais com o objetivo de discutir questões ambientais da cidade, bem como aspectos operacionais da empresa. O objetivo é desenvolver as atividades de forma cooperativa, promovendo ações que venham contribuir com a qualidade de vida e do meio ambiente.

Ainda no PEA. Comunidades foi montada uma Rede de Percepção de Odores, onde a comunidade mantém um relacionamento junto a empresa quanto as questões odoríficas do processo e os Ecoagentes Mirins que são crianças de bairros em risco social que desenvolvem ações ambientais coordenadas junto aos demais integrantes dessas regiões. Já no PEA Colaboradores as ações envolvem os profissionais da fábrica (próprios e terceiros) no intuito de contribuir com as atividades de controle ambiental da empresa e a conscientização dos colaboradores, com treinamentos, capacitações, teatros, exposições e atividades coletivas. Outra prática importante que a Fibria exporá na III Mostra de Soluções Sustentáveis é o Monitoramento de Fauna e Flora. Através dela a unidade trabalha para que a biodiversidade local não seja afetada por suas atividades. Relatório de Sustentabilidade da empresa indica que, nas áreas afetadas pelas operações da Fibria, foi comprovada a existência grande número de espécies que compõe as listas de ameaça. São 381 espécies de plantas, 27 de anfíbios, 38 de répteis, 289 de aves e 67 de mamíferos, entre outros. O estande da Fibria contará com maquetes, vídeos e materiais informativos. Além disso, será fornecida pela empresa uma oficina de confecção de bonecos. Mais informações sobre a Mostra podem ser obtidas através do site http://www.mostrasustentavel.com.br
 
Geração de energia limpa é prática sustentável de destaque da Fibria

Cada vez mais a Fibria investe em tecnologia de ponta para garantir que todo o seu desenvolvimento se dê de forma sustentável. Uma dos resultados de maior destaque, nesse sentido, é a geração de energia limpa por parte da Unidade de Três Lagoas. Utilizando matéria-prima renovável, como o subproduto do processo de fabricação da celulose e madeira de reflorestamento, a fábrica produz energia suficiente para abastecer uma cidade de até 600 mil habitantes. Sobre a Fibria: A Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose. Sua operação, integralmente baseada em plantios florestais renováveis, inclui também a produção anual de 179 mil toneladas de papel. Com áreas florestais nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria tem uma base florestal total de 875 mil hectares, dos quais 323 mil são destinados à preservação permanente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89398/visualizar/