Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 01 de Junho de 2011 às 22:08
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


O coordenador nacional da “Campanha pelo Trabalho Decente para a Copa do Mundo Fifa no Brasil, até 2014 e além”, Maurício Rombaldi , acaba de visitar as obras da Arena Pantanal, no Verdão, em Cuiabá. Rombaldi é coordenador do Mercosul da Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), federação que representa cerca de 2 milhões de trabalhadores em 130 países. A instituição está visitando todas as 12 cidades-sede para estabelecer uma interlocução entre os entes envolvidos nas obras, com o fim de aumentar a participação dos sindicatos laborais e assim garantir melhores condições de trabalho para os operários das obras.

Na visita, Rombaldi foi acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, e do presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT), Ronei de Lima. A obra, que hoje conta com cerca de 400 trabalhadores, deve empregar entre 800 e mil pessoas entre outubro e novembro. A visita foi acompanhada pelo engenheiro da Agecopa, Marcelo Oliveira, o Marcelo “Padeiro”. No momento, estão sendo feitos os trabalhos de complementação de drenagem, montagem de superestrutura, produção de pré-moldados e terraplanagem, entre outros.

A visita às obras foi combinada na tarde de ontem (31) durante reunião dos sindicalistas com o diretor de gestão e planejamento da Agecopa, Yênes Magalhães, onde eles mostraram a necessidade da criação de uma Câmara Temática para discutir questões trabalhistas, um espaço que não existe em nenhum dos órgãos gestores das obras da Copa das cidades-sede. E também reivindicaram mais abertura para que as entidades sindicais possam acompanhar as condições dos trabalhadores nos canteiros de obras e o cumprimento da legislação trabalhista; também pediram informações sobre as condições de trabalho dos presos em regime semi-aberto que atuam na obra do Verdão. Ao todo, oito detentos e 25 egressos de trabalho escravo trabalham na construção da Arena Pantanal.

Magalhães garantiu que as solicitações serão repassadas ao presidente da Agecopa, Éder Morais, e falou sobre o interesse da Agecopa em cuidar da questão social dos trabalhadores, explicando que este é um dos itens que constam nos processos licitatórios.
Agenda

A campanha pelo trabalho decente na Copa foi lançada nesta terça (31) na Câmara Municipal de Cuiabá e logo depois apresentada a lideranças sindicais e trabalhadores do setor da construção civil representados através de seus delegados. Na tarde de ontem, foi realizada reunião foi com a diretoria da Agecopa. O objetivo da agenda de reuniões é criar canais de interlocução entre Governo, empresas, entidades sindicais e a FIFA e a CBF para garantir o cumprimento das exigências da Organização Internacional Trabalho (OIT) quanto ao trabalho decente, e que os investimentos se revertam em melhorias sociais para a população das cidades-sede. Para os trabalhadores, é cobrado investimento em qualificação para evitar o desemprego após o término das obras, e atenção às normas de saúde e segurança no local de trabalho, entre outros itens.

A ICM é uma federação sindical global que reúne 328 sindicatos que representam 12 milhões de membros em 130 países, com sede na Suíça e escritórios regionais e de projetos no Panamá e na Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Bósnia Herzegovina, Bulgária Chile, Curaçao, Quênia, Coréia do Sul, Tailândia, Rússia, Peru e Brasil.

Segundo a ICM, as obras da Copa do Mundo de 2014 gerarão cerca de 700 mil empregos e significarão uma injeção de U$ 104 bi na economia nacional, montante que aumentará em 10.6% o PIB Nacional.

Segundo a entidade, a falta de diálogo é o principal desafio a ser vencido.

A ICM visitará os 12 cidades-sede da Copa do Mundo.  A próxima cidade a ser visitada será Brasília, nesta quinta (2). “Esta campanha vai despertar toda a sociedade para a importância de discutir sobre as condições de trabalho. Vamos continuar cobrando exigindo legislação seja cumprida para que os trabalhadores também possam participar da festa da Copa”, opinou Ronei de Lima.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89474/visualizar/