Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Junho de 2011 às 10:11

    Imprimir


O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), Serge Brammertz, anunciou nesta quarta-feira que fez uma modificação na acusação contra o ex-general servo-bósnio Ratko Mladic para torná-la mais concisa e facilitar o processo.

Mladic será acusado de 11 crimes - e não mais dos 15 previstos anteriormente -, depois que a Procuradoria-geral decidiu simplificar parte de suas propostas.

Em entrevista coletiva, Brammertz não antecipou quando o julgamento poderá começar e lembrou que é algo que não está nas mãos de seu escritório, entre outros motivos porque "os direitos da defesa têm que ser respeitados também neste caso".

Brammertz explicou que o acusado "tem que ter tempo de preparar sua defesa, sua equipe e ler os documentos da acusação", por isso que ressaltou que não pode afirmar quando o julgamento poderá ser iniciado.

A nova acusação é em grande parte uma réplica da contra o ex-líder político Radovan Karadzic, disse o procurador-geral.

Brammertz esclareceu que com a alteração da acusação busca "um caso manejável" e reconheceu que ainda "é cedo" para falar sobre modificações futuras na ata, já que "não se sabe como o acusado organizará a defesa nem todos os detalhes sobre sua saúde".

Perguntado pela opção de unir os julgamentos de Mladic e Karadzic, Brammertz assegurou que se trata de uma "possibilidade teórica" e admitiu que essa era a ideia da Procuradoria quando se pensava que a detenção do general se daria pouco depois da de Karadzic.

Mladic, de 69 anos, comparecerá pela primeira vez perante os juízes na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, em uma audiência na qual será informado sobre as acusações e na qual possivelmente serão conhecidos mais detalhes sobre seu estado de saúde.

O secretário do TPII, John Hocking, reconheceu nesta quarta-feira em entrevista coletiva as preocupações do TPII com a saúde de Mladic, que "recebe os melhores cuidados médicos possíveis" na penitenciária.

Na primeira audiência, Mladic escutará as acusações contra ele, entre as quais se encontra a de genocídio pelo massacre de quase 8 mil muçulmanos em Srebrenica.

Outra acusação de genocídio se refere ao assassinato e à perseguição de muçulmanos e croatas bósnios durante a Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89566/visualizar/