Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Terça - 31 de Maio de 2011 às 16:25

    Imprimir


Clientes do Goiabeiras Shopping tiveram uma noite diferente no último sábado (28). Aqueles que passeavam pelo local foram contemplados com o lançamento do projeto “Tocando em frente – retreta na praça”, com um concerto realizado pelas bandas do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
No repertório, o melhor da música popular brasileira com os clássicos “Aquarela Brasileira”, de Ary Barroso; “Meu Ébano”, de Alcione, uma seleção especial de Tim Maia e até mesmo os internacionais “Billie Jean”, de Michael Jackson e o tema do filme Missão Impossível, de Lalo Schifrin. A música mato-grossense também foi lembrada com a apresentação de diversos cantos cuiabanos, rasqueados e ainda do Hino de Mato Grosso, em homenagem aos 263 anos do Estado, comemorado no dia 9 de maio.

Segundo o superintendente do Goiabeiras Shopping, Sérgio Chiarini Fernandes, o evento superou as expectativas. “Foi sensacional. É excelente oportunizar à população cuiabana um concerto de altíssima qualidade e com um repertório de músicas populares, embora a banda seja formada por militares e ainda persistir o estigma de ser algo mais formal”, pontuou. “Assim o Goiabeiras Shopping atende um dos seus pilares que é de, além de oferecer um centro de compras e lazer, também ofertar cultura aos seus clientes”, completou.

O secretário de Estado de Cultura, João Malheiros, agradeceu a parceria do Goiabeiras Shopping para o lançamento da iniciativa. “Essa é uma parceria amiga para um projeto que vai ser um grande movimento que queremos, em breve, contemplar todos os 141 municípios do Estado”, afirmou.

Em nome das três corporações, o tenente Manasés Francisco dos Santos, que é regente da banda de música do Exército – 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, lembrou ainda que a iniciativa oportuniza, especialmente aos jovens, conhecer o trabalho feito pelas bandas militares. “Como víamos antigamente especialmente nas praças, as pessoas vão ter a oportunidade agora, junto da família, de ouvir boa música”, disse.

Também estiveram presentes o secretário-adjunto da SEC-MT, Oscemário Daltro; a diretora institucional da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Lieda Resende Brito, representando o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo de Sá; o comandante e o regente do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, capitão Geraldo de Almeida Correia e tenente Terécio Eduardo Delvalle, respectivamente e; o regente da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, sargento Ednaldo Ferreira da Silva.

Iniciativa aprovada - Para a esteticista Iwana Masson, 35 anos, a iniciativa possui várias aspectos positivos. “Primeiro porque parar para ouvir boa música sempre nos faz bem, especialmente, na correria que vivemos. Segundo, isso é um estímulo incrível às crianças, um incentivo ao gosto musical. E terceiro porque se quebra o estigma de que os militares estão ligados somente no combate à violência e esse tipo de iniciativa proporciona uma aproximação sadia com a sociedade”, enumerou.
A bancária aposentada Graça Vontoura, 58 anos, não conseguiu conter a alegria. “Estava indo embora e alguma coisa me disse para eu ficar”, afirmou. “E agora, que felicidade! Estou relembrando bons momentos que vivi nas praças cuiabanas, e saber que esses eventos estão sendo retomados só me faz muito mais feliz”, revelou entre um e outro passo de rasqueado.

Os jovens também se animaram com as apresentações. Prova disso foi a jovem estudante Rafaela Alves Almeida, 14 anos, que tirou diversas fotos para mostrar aos amigos. “Achei muito legal”, resumiu.
Não só os clientes se entusiasmaram com o concerto. Os lojistas também puderam relaxar em meio ao expediente ao som de boa música. “Foi maravilhoso. A divulgação da cultura é algo que só nos deixa satisfeitos. E por isso, o Shopping poderia repetir a dose”, disse a gerente da loja Barbara Strauss, Ana Lídia de Freitas. “É muito interessante porque oferece uma atração diferenciada ao público do shopping e a gente também curte”, completou o vendedor da loja TNG, Maicon de Sousa. Opinião compartilhada pela vendedora da Adcos Cosméticos, Valéria Rocha. “Já gostei da última vez quando houve apresentação de música para o dia das mães. Agora então foi muito bacana”.

Retreta na praça – Com a proposta de estimular o hábito da sociedade de frequentar as praças públicas e recordar as antigas retretas que marcaram época em Mato Grosso, ajudando, inclusive, a popularizar a música instrumental e despertar o gosto da população por concertos, o projeto contará com 17 apresentações entre os meses de maio e outubro, em 11 municípios da Baixada Cuiabana.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89655/visualizar/