Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Maio de 2011 às 11:06
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


A pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), a Casa de Leis realizará hoje à noite, a partir das 19 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, uma sessão solene em comemoração aos 75 anos de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além dos deputados estaduais foram convidados o governador do Estado, Silval Barbosa, o vice-governador Chico Daltro, secretários de Estado, bancada federal, prefeitos, vereadores e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e diretores e servidores do IBGE.

Riva destaca que o IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, atendendo as necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

“A criação do primeiro censo demográfico no Brasil, em 1872, foi um marco na nossa história”, lembra Riva, ao reconhecer como importante o trabalho realizado pelo instituto.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do país, através do desempenho de suas principais funções. É o caso da produção e análise de informações estatísticas; estruturação e implantação do sistema de informações ambientais; coordenação dos sistemas estatístico e cartográficos nacionais.
HISTÓRICO - Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com o advento da República, o governo sentiu necessidade de ampliar essas atividades, principalmente depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.

Com o passar do tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.

A carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística (INE), que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Desde então, o IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem.

O IBGE é uma instituição da administração pública federal, subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.
Para que suas atividades possam cobrir todo o território nacional, o IBGE possui a rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por: 27 Unidades Estaduais (26 nas capitais dos estados e 1 no Distrito Federal), 27 Setores de Documentação e Disseminação de Informações (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal) e 533 Agências de Coleta de dados nos principais municípios. O IBGE mantém, ainda, a Reserva Ecológica do Roncador, situada a 35 quilômetros ao sul de Brasília.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89845/visualizar/