Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 29 de Maio de 2011 às 17:07

    Imprimir


Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Bombeiros conseguem mover um pouco mais a proa do barco naufragado no Lago Paranoá, em Brasília
Bombeiros conseguem mover um pouco mais a proa do barco naufragado no Lago Paranoá, em Brasília

Os bombeiros que trabalham na retirada do barco Imagination, que naufragou no domingo passado no Lago Paranoá, em Brasília, matando nove pessoas, decidiram na começo da tarde deste domingo (29) que a retirada da embarcação da água só deverá ser feita nesta segunda-feira (30).

Durante a tarde deste domingo, a equipe envolvida no trabalho de içamento deve se concentrar na retirada de materiais que estão dentro do Imagination e no reposicionamento das 10 boias utilizadas na reflutuação do barco.

“Tomamos essa decisão porque a embarcação ainda está muito pesada. Precisamos aliviar essa carga para levá-la à margem”, explicou a major Vanessa Signale, do Corpo de Bombeiros. De acordo com a major, na manhã deste domingo foram realizados avanços e cerca de um terço do barco está fora da água.

Os trabalhos deste domingo devem ser encerrados quando os objetivos tiverem sido retirados de dentro do barco ou até quando houver iluminação natural.

Avanço
Na manhã deste domingo, quarto dia de trabalho para içamento do barco, os bombeiros conseguiram mover um pouco mais a embarcação, que estava com a popa a 13 metros de profundidade e a cerca de 200 metros da margem do lago.

No começo da tarde, o comando da operação em terra ainda não tinha informações precisas a respeito da evolução do içamento, mas comemorava o avanço que era visualmente perceptível. "Essa pequena mudança na posição da embarcação representa uma vitória para nós", comentou a major Vanessa Signale.

 
saiba mais
 
Bombeiros conseguem mover barco naufragado no Lago ParanoáLancha atinge balão de flutuação preso a barco naufragado em Brasília‘Eu gritei: vai afundar’, conta sobrevivente de naufrágio em BrasíliaAcidente

No sábado, os trabalhos foram prejudicados por conta de um acidente ocorrido na noite de sexta, quando uma lancha atingiu dois balões de flutuação presos ao barco, que eram usados para tentar trazer a embarcação à superfície do lago. O maior balão usado nos trabalhos, com capacidade para sustentar seis toneladas, rasgou. Um segundo, com capacidade para duas toneladas, foi danificado.

Os bombeiros que participam dos trabalhos conseguiram remendar o balão com capacidade de seis toneladas. O balão com capacidade de duas toneladas precisou ser descartado. Por conta disso, foi necessário recorrer a outros sete balões menores, totalizando 11 balões de flutuação.

O naufrágio do Imagination ocorreu por volta das 21h do último domingo. No momento do acidente, era realizada no barco uma festa organizada por uma empresária dona de um buffet. Mais de cem pessoas estavam no barco quando ele naufragou. Nove pessoas morreram. O corpo da última vítima foi resgatado na noite desta quarta-feira (25). Segundo a Marinha, o barco tinha capacidade para 90 passageiros e 2 tripulantes.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89932/visualizar/