Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 29 de Maio de 2011 às 16:00

    Imprimir


O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, tomou posse do cargo neste domingo em cerimônia realizada na capital, Abuja, vitorioso nas eleições de 16 de abril, consideradas as mais transparentes da história do país.

"Passou o tempo de se lamentar. Esta é a era da transformação, é o momento de agir", disse Jonathan no discurso posterior a sua posse. "É o momento propício, os sinais são encorajadores. Estamos prontos para decolar".

Primeiro líder nigeriano procedente de uma minoria étnica, o presidente prometeu fazer "uma liderança transformadora" em todos os setores-chave da economia, aproveitando o potencial dos cidadãos, e citou como prioridades de Governo a educação, o fornecimento de energia, investimentos em infraestrutura e a criação de empregos.

Jonathan prestou homenagem aos dez membros do Serviço Civil Juvenil que morreram durante a violência pós-eleitoral registrada nos territórios do norte, de maioria muçulmana, aos quais descreveu como "heróis de nossa democracia".

O presidente prometeu governar para o bem comum e intensificar a luta contra a corrupção para garantir que os recursos do país sejam destinados a todos os cidadãos.

O novo chefe de Estado, que procede da região petrolífera do Delta do Níger, de maioria cristã, prestou juramento diante do chefe de Justiça da Nigéria, Alloysius Katsina-Alu.

Goodluck Jonathan já ocupava o cargo de presidente interino no ano passado, após a morte de seu antecessor, Umaru Yar""Adua, que faleceu antes de completar o mandato.

Posteriormente, venceu as eleições presidenciais de 16 de abril, pleito considerado livre e justo pelos observadores internacionais.

Precedida por um desfile militar e uma exibição de ginástica de estudantes, vários representantes estrangeiros e chefes de Estado, a maioria deles africanos, compareceram à cerimônia, realizada na praça Eagle.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89938/visualizar/