Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 29 de Maio de 2011 às 08:23

    Imprimir


O ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya cumprimentou neste sábado dezenas de milhares de seguidores que lhe deram as boas-vindas em seu retorno ao país, e disse ter voltado cheio de "otimismo", quase dois anos depois de ter sido derrocado em um golpe de Estado.

"Graças a vocês por eu voltar à terra onde nasci, graças à sua luta, graças a seu esforço, companheiros", disse no primeiro contato com seus seguidores, pouco depois de descer do avião venezuelano que o levou de Manágua a Tegucigalpa, colocando fim a 16 meses de exílio na República Dominicana.

"Viemos cheios de otimismo e de esperança buscar uma saída para a crise. Em um momento tínhamos quase tudo perdido, mas nunca fomos derrotados", completou Zelaya, que falou em uma praça lotada próximo ao aeroporto de Tegucigalpa.

Zelaya, que usava seu tradicional chapéu branco, fez um "tributo aos que caíram nessa luta e nessa batalha (...), aos que derramaram sangue nesta praça", e mencionou o nome de três pessoas, entre elas Isis Obed Murillo, 18 anos, morto na praça (agora batizada com seu nome), uma semana depois do golpe de 28 de junho de 2009.

"Não derramaram seu sangue em vão porque estamos em pé de luta", disse Zelaya, que agradeceu os diferentes grupos que fazem parte da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), criado depois do golpe, e que aglutina seus seguidores.

Também agradeceu sua mulher, Xiomara Castro, que o acompanhou no exílio e retornou neste sábado com ele a Honduras.

"Obrigada, Xiomara, minha querida esposa, que me acompanhou nas (horas) ruins e boas", disse o ex-presidente de 58 anos, que também destacou a vontade do presidente hondurenho Porfírio Lobo para firmar no domingo passado na Colômbia o acordo de reconciliação que permitiu seu retorno.

Zelaya subiu ao palco com seu chapéu e camisa branca (tinha saído do avião com uma jaqueta escura) e provocou delírio nos milhares de seguidores que o tinham esperado desde a madrugada.

Sua mulher disse estar "emocionada e contente de ver em primeiro lugar nossa família unida e de ver o apoio do povo a Mel".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/89977/visualizar/