Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 28 de Maio de 2011 às 10:58

    Imprimir


Em busca de um acordo que minimize o racha na sigla, a cúpula do PSDB tenta um acordo antes de dar início à convenção que vai eleger o novo diretório nacional e a executiva do partido neste sábado. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin (SP) e o senador Aloysio Nunes Ferreira negociam os termos finais do acordo.

Os três, que neste momento voam juntos em direção a Brasília, discutem a oferta feita ao ex-governador José Serra para aceitar presidir o Conselho Político do PSDB. Até ontem à noite, Serra não havia sinalizado aceitar o posto.

Pelo desenho proposto, o órgão seria enxuto, com seis membros, teria poder de deliberação junto à Executiva e estrutura administrativa e financeira. Apesar disso, o ex-governador considerava o órgão meramente figurativo.

Segundo tucanos, o ex-governador teria dormido em Brasília à espera do início da convenção. A intenção dos tucanos é apresentar uma chapa única com o acordo antes do início do evento.

A polêmica está em torno da presidência do ITV (Instituto Teotônio Vilela), ligado ao PSDB. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defende que o posto fique com Serra - sem cargo público desde que deixou o Palácio dos Bandeirantes para disputar a Presidência da República no ano passado.

Serra também espera ficar com o comando do ITV, mas a ala do PSDB ligada ao senador Aécio Neves (PSDB) prefere que o instituto fique sob a batuta do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) - que já foi convidado para assumir o posto.

Em meio ao impasse, o deputado federal Sérgio Guerra (PE) será reconduzido à presidência da legenda durante a convenção.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/90066/visualizar/