Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Maio de 2011 às 22:09

    Imprimir


O governador Silval Barbosa e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Curt Trennepohl, lançam, amanhã em Sinop, uma nova operação com ações que serão desencadeadas para conter os desmatamentos ilegais na região Norte de Mato Grosso e Sul do Pará, devido ao aumento em derrubadas de florestas registrados nos últimos dois meses. A agenda está sendo definida, neste momento, no Palácio Paiaguás. O horário da solenidade ainda está sendo discutido.  "Sinop servirá de base para a operação. A ação fiscalizatória será nos municípios da região e no Pará. Dois hecliópteros do Exército chegam hoje com efetivo para ajudar os fiscais do Ibama", acaba de informar uma fonte de Só Notícias.

O governo federal vai intensificar a aplicação de medidas para evitar mais desmatamentos. Os 480 Km quadrados devastados em Mato Grosso entre os meses de março e abril está sendo considerado atípico, já que nesses meses as taxas costumam ser bem baixas já que o período chuvoso atrapalha a ação dos desmatadores. Nova Ubiratã, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos, Nova Mutum estão entre as cidades onde houve aumento nos desmatamentos. Informações do Ministério do Meio Ambiente apontam que nove municípios dos Estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso deverão entrar na lista dos maiores desmatadores já na próxima semana e serão alvo de medidas específicas por parte do governo federal.

O governo estadual planeja a divulgação de uma lista dos produtores que realizaram desmates ilegais em território mato-grossense e enviá-la para instituições financeiras e Ministério Público para que sejam tomadas todas as medidas punitivas contra os que derrubaram áreas sem autorização.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/90540/visualizar/