Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 24 de Maio de 2011 às 20:49

    Imprimir


A Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil prestou os primeiros esclarecimentos da diligência que terminou em um trágico acidente que vitimou os investigadores Edson Marques Leite, 47 anos, e João Osni Guimarães, 62 anos, na tarde de segunda-feira (23). Na ocorrência, também ficou ferido o investigador Maxwel José Pereira e levou a morte de Gilson Silva Alves.

O delegado geral, Paulo Rubens Vilela, disse que os dois investigadores eram altamente operacionais e que contribuíram muito com a Instituição. Vilela afirmou ainda que Polícia Civil é a maior interessada em esclarecer todas as circunstâncias dos fatos. “Quando morre alguém da nossa família ficamos tristes e abalados. No caso dos investigadores sentimos a mesma coisa, porque eram servidores que prestaram relevantes serviços a Polícia Civil”, afirmou o delegado geral.

O delegado titular da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), Antonio Carlos Garcia, informou que a Polícia Civil irá apurar a legitimidade da ação e que o inquérito policial será conduzido pela delegada, Sílvia Pauluzi. O delegado esclareceu que a Polícia já apurou que não há nenhuma relação do investigador João Osni com os suspeitos de terem furtado a casa de Gilson Silva e de que os policiais estavam no local premeditadamente para matar alguém. “Houve uma ação policial e uma reação. Acreditamos que a conduta dos policiais foi dentro da legitimidade”, disse.

De acordo o delegado, os dois investigadores do CISC Sul, investigavam uma pessoa que tem envolvimento com roubo de carretas e latrocínio, com mandado de prisão decretado pelo Estado de Mato Grosso Sul. Quando ao motivo pelo qual Gilson Silva teria fugido da abordagem policial, a polícia está ainda investigando.

O coordenador do CISC do Coxipó, Pedro Frederico Antunes, confirmou que os investigadores Edson Leite e Maxwel, estavam em uma investigação na região relacionada a um ladrão de carretas que usava identidades falsas. “Os dois trabalham no núcleo de inteligência e pelo pouco tempo que atuaram juntos conseguiram desbaratar vários tipos de crimes”, afirmou. “O que podemos afirmar é que estavam numa investigação policial”, declarou o coordenador.

O acidente


O acidente que vitimou os investigadores aconteceu na Avenida Filinto Muller, em Várzea Grande. O veículo Golf, preto (NJT 7503), de propriedade de João Osni, socorria Edson Leite quando ao passar em alta velocidade num quebra-molas perdeu o controle e se chocou no muro de um terreno, no bairro Jardim Marajoara. O investigador Maxwel José Pereira, 36, foi atingido com um tiro de pistola no joelho esquerdo, que atravessou a perna, durante uma abordagem policial. Na ocorrência também morreu Gilson Silva Alves, com disparos da pistola ponto 40.

Os dois investigadores do Centro Integrado de Segurança e Cidadania do Coxipó realizavam uma diligência, em Várzea Grande, e nas proximidades do Posto 2006, na Rodovia dos Imigrantes, foram efetuar a abordagem de Gilson Silva, que ao reconhecer o policial Edson Leite, teria fugido em direção ao mato. O investigador Maxwel correu atrás do suspeito, entrando em luta corporal com ele. Sua arma teria caído ao chão, sendo alcançada por Gilson Silva, que começo a disparar. Um dos disparos atingiu o joelho do investigador e outro o policial Edson Leite que vinha logo atrás, para ajudar o colega. Edson Leite também efetuou tiros que levaram a morte de Gilson Silva.

Edson Leite foi socorrido pelo investigador João Osni Guimarães, que estava no posto abastecendo seu veículo. Ao escutar os tiros, Osni foi prestar socorro aos policiais, segundo contou o investigador Maxwel. Edson Leite foi levado no carro de Osni porque seu ferimento apresentava maior gravidade. Maxwel ficou no local até a chegada dos policiais militares, que o levaram até o Pronto Socorro de Várzea Grande.

Participaram também da entrevista a diretora metropolitana adjunta, Sílvia Virginia Biagi Ferrari, o corregedor geral, Gilmar Dias Carneiro.

VELÓRIO

Amigos, familiares e centenas de policiais da ativa e aposentados compareçam em massa no velório dos investigadores Edson Marques Leite e João Osni Guimarães, na Câmara Municipal de Várzea Grande, nesta terça-feira (24.05), deste às 4 horas da madrugada.

O corpo dos policiais deixará a Câmara às 16h30, para sepultamente no cemitério Recanto da Paz, Jardim do Estado. O Grupo de Operações Especiais (GOE) prestará homenagens aos policiais com salva de tiros






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/90547/visualizar/