Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 19 de Maio de 2011 às 17:36

    Imprimir


A Lig-Lig, rede com 45 lojas que oferecem grande variedade de pratos inspirados na culinária chinesa, está em busca de investidores interessados em abrir unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso e Pará. Por esta razão, participará, mais uma vez, da ABF Franchising Expo, tradicional feira de franquias que acontece em São Paulo, entre os dias 8 e 11 de junho.
 
A rede está no mercado há dezoito anos e, atualmente, está presente em nove estados brasileiros. O investimento médio em uma unidade é de R$ 220 mil fora o ponto comercial. “O franqueado recebe todo o apoio da franqueadora, especialmente no primeiro ano de operação”, reforça o franqueador Thomas Liu. “Após este período, consideramos que a loja realmente ‘abriu’. A administração fica mais trabalhosa, mas a lucratividade aumenta e todos saem ganhando”.
 
Thomas Liu – um dos fundadores da Lig-Lig e seu diretor geral – é filho de chineses. É analista de sistemas e sempre trabalhou em fábricas. Dois irmãos e um amigo, ao voltarem dos EUA, em 1992, propuseram sociedade num negócio que era sucesso na América, o delivery de comida chinesa. O sucesso da Lig-Lig foi grande e, em 1994, os sócios possuíam dez lojas. A partir do crescimento da rede, Liu naturalmente foi assumindo a direção do negócio, comprou a parte de seus sócios.
 
Ele comenta que a culinária da Lig-Lig é bastante inspirada na comida chinesa, apesar de não ser igual porque o brasileiro tem costumes e opta por ingredientes diferentes. “Os pratos servidos em qualquer fast-food de origem chinesa no Brasil passaram por adaptações. Mas, procuramos usar condimentos e demais ingredientes que, se não são fiéis ao paladar chinês, são bem parecidos e agradam os brasileiros”, resume.
 
Salão, além do delivery  – O gerente de expansão da rede, Carlos Moura, explica que futuro franqueado tem a possibilidade não só de lucrar com delivery, mas também com salão. “Cinco anos atrás, clientes de todas as lojas começaram a pedir um espaço nas lojas para degustar as delícias do cardápio. Era mais latente nas unidades próximas a empresas”, lembra Moura. “Resolvemos apostar para satisfazer este desejo. Fomos pioneiros e, a cada dia, vem aumentando o público em nossas unidades”.
 
A partir de então, o salão já faz parte da padronização da franqueadora. “Constatamos que o atendimento in loco se configura num nicho interessante. Aumenta o faturamento do franqueado e aproveita a produtividade da equipe da loja”, diz o gerente. “Quando procuramos pontos comerciais para abrir novas unidades, já analisamos a viabilidade ou não do salão”.
 
Em se tratando de faturamento, o incremento é certo, apenas varia dependendo da região. O gerente explica: “Em média, registramos 10% de aumento. Em algumas unidades, este índice é responsável pelo pagamento de todas as despesas fixas da loja”.
 
Movimento – A franqueadora está sempre se dedicando a ações que colaborem com o aumento do faturamento dos franqueados. Uma delas é a parceria com a rede de postos Ipiranga. A rede participa da promoção “Quilômetros de Vantagens”, iniciada no segundo semestre de 2010. Na promoção, a Ipiranga oferece descontos em alguns produtos Lig-Lig conforme os pontos acumulados pelo cliente cada vez que ele abastece seu carro. “Essa promoção vem divulgando a nossa marca na revista mensal da Ipiranga, que tem tiragem de um milhão de exemplares, além da divulgação por meio de newsletter para cerca de 900 mil clientes. O resultado tem sido tão positivo que estamos renovando a parceira por mais seis meses”, conta Moura.
 
Outra parceria que também vem dando ótimos resultados foi fechada com a Revista Caras, da Editora Abril, líder no segmento de revistas de celebridades e com uma circulação média acima dos 300 mil exemplares. Foram negociadas inserções de anúncios da Lig-Lig em ilhas na revista. Por sua vez, a marca Caras estará presente em cardápios, jogos americanos e filipetas promocionais das lojas. “Imprimimos um milhão de cardápios, 40 mil jogos americanos e 200 mil filipetas, o que resulta numa excelente visibilidade para a revista. A parceria tem se demonstrado muito vantajosa para ambas as empresas”, acredita Moura.
 
A rede também implantará um sistema que permite aos clientes fazer pedidos pela Internet. Os testes aconteceram na unidade localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo, e foi um sucesso. “O cliente pode não só fazer seu pedido pela Internet, como acompanhá-lo - obtendo informações importantes, que garantem sua segurança, como o horário de saída da loja e o nome do entregador”, revela o gerente. “A ideia é trazer mais comodidade e modernidade ao atendimento da rede, uma necessidade do mercado.”
 
 
Perfil Lig-Lig
 
Tipo de negócio: Delivery de comida chinesa
Ano da fundação: 1992
Início da franquia no Brasil: 1992
Total de unidades no Brasil: 45 (2 próprias e 43 franqueadas)
Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 280 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de giro: R$ 20 mil
Royalties: 5% do FB
Taxa de publicidade: 2% do FB
Área mínima: 150 m²
Nº de funcionários: 8 (no mínimo)
Faturamento bruto: R$ 60 mil (média)
Lucro líquido: 15% do FB
Prazo de retorno: de 30 a 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone: (11) 5571-5666
Site: www.liglig.com.br
e-mail: novafranquia@liglig.com.br
 
 
Sobre a Lig-Lig
 
Thomas Liu – um dos fundadores da Lig-Lig e seu diretor geral – é filho de chineses. É analista de sistemas e sempre trabalhou em fábricas. Dois irmãos e um amigo, ao voltarem dos Estados Unidos, em 1992, propuseram sociedade num negócio que era sucesso na América, o delivery de comida chinesa. O sucesso da Lig-Lig foi grande e, em 1994, os sócios possuíam dez lojas. A partir do crescimento da rede, Liu naturalmente foi assumindo a direção do negócio, comprando a parte de seus sócios.
 
Ele comenta que a culinária da Lig-Lig é bastante inspirada na comida chinesa – sem ser igual, porque o brasileiro tem costumes e opta por ingredientes diferentes. “Os pratos servidos em qualquer fast-food de origem chinesa no Brasil passaram por adaptações. Mas procuramos usar condimentos e demais ingredientes que, se não são fiéis ao paladar chinês, são bem parecidos e agradam os brasileiros”, resume.
 
A Lig-Lig está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pará, Amazonas, Bahia e Distrito Federal. A empresa opera mais de 40 lojas pelo sistema de franquia, tendo duas unidades próprias e as demais franqueadas.
 
Com variedade de pratos, qualidade e bom atendimento, a Lig-Lig deixou de ser uma empresa que trabalhava apenas com delivery de comida chinesa para implantar em suas lojas um salão para consumo dos pratos no local. A iniciativa foi um sucesso entre o público, que agora pode consumir as delícias da cozinha de inspiração chinesa tanto em casa ou no trabalho quanto na própria loja.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/91188/visualizar/