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Copa 2014
Quinta - 19 de Maio de 2011 às 15:47
Por: ISA SOUSA

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Lenine Martins/Secom-MT
Relatório da Infraero aponta saturação do terminal de desembarque, principal entrave da ampliação
Relatório da Infraero aponta saturação do terminal de desembarque, principal entrave da ampliação

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, voltou a ser apontado como "situação crítica" pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroviária (Infraero), para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com reportagem da Agência Estado, mesmo com a mudança no critério de avaliação, a condição continua a mesma.

Em abril deste ano, um estudo similar mostrou a situação que se encontravam os aeroportos das capitais e cidades vizinhas que receberão os jogos do Mundial. À época, estavam em situação crítica, por não ter investido nem R$ 1 milhão, o Marechal Rondon e os aeroportos de Salvador (Deputado Luís Eduardo Magalhães) e de Porto Alegre (Salgado Filho).

Agora, mesmo com a mudança de critérios da Infraero, Mato Grosso continua na lista, ao lado dos aeroportos de Brasília (DF) e Guarulhos (SP). O ponto principal da má situação seria a capacidade dos terminais de passageiros, que já estariam em saturação.

A média, apontada pela reportagem, mostra que os três aeroportos operam acima de 86% de sua capacidade.

Em Mato Grosso, reportagem do MidiaNews já mostrou que o número anual de passageiros no Marechal Rondon ultrapassa a média nacional. Enquanto o país teve um crescimento de 23%, em 2010, em Mato Grosso o aeroporto chegou a 30%, com um movimento total de 2.138 milhões de pessoas, número bem inferior aos 1,671 milhão de passageiros em 2009.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com a estrutura atual, o Marechal Rondon suportaria, anualmente, um milhão de passageiros.

Para o secretário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, é natural que a falta de capacidade do Aeroporto Marechal Rondon seja um problema detectado pela Infraero ou mesmo outras pesquisas, já que o crescimento do terminal não acompanhou o número de passageiros.

"Nós temos uma demanda acima do movimento médio nacional e sua capacidade vem se exaurindo de forma muito rápida. Porém, com as obras que serão realizadas, a previsão é que teremos capacidade de receber 4 milhões de passageiros por ano", afirmou.

Além do Módulo Operacional (MOP) que será realizado na área de desembarque, no valor de R$ 2,5 milhões, a obra de ampliação aumentará a estrutura física do aeroporto em 8 mil m², passando dos atuais 5 mil m² para 13 mil m². O valor desta segunda obra é de R$ 87,5 milhões e está prevista para ser inaugurada até 2013.

Apesar desta obra de ampliação, estudos mostraram que a tendência no número de passageiros é aumentar a cada ano, o que significa que em 2016 a ampliação seria insuficiente.

Porém, conforme Vuolo, projetos já estão sendo pensados para uma nova ampliação no pós-Copa, com aumento inclusive da pista atual. Neste novo projeto, parcerias com a iniciativa privada e uma possível privatização ou concessão do Aeroporto Marechal Rondon será avaliada.






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