Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 18 de Maio de 2011 às 07:42
Por: Alex Fama e Bianca C.

    Imprimir


Jupyrani D./arquivo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), declarou que deve apoiar a candidatura do ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM) à prefeitura de Sinop na eleição do próximo ano. "Eu declarei a minha simpatia ao grupo do Dilceu, Dilmar [Dal Bosco, atual deputado estadual], Nilson [Leitão, ex-prefeito e presidente regional do PSDB] pela relação que tenho com eles", disse o progressista.

De acordo com uma fonte de Só Notícias, Riva estaria insatisfeito com o prefeito Juarez Costa (PMDB) pelo "abandono" de algumas lideranças políticas ligadas a ele. Como Dilceu passou os últimos oito anos na Assembleia ao lado do cacique, houve um estreitamento no relacionamento entre eles. "Nós ainda vamos discutir Sinop. O Dilceu foi um grande parceiro durante os oito anos. Criamos uma relação, a convivência faz isso", ressaltou.

O apoio e a interferência política de Riva no processo eleitoral pode ser um fator decisivo. Ele foi o principal articulador para a campanha de Juarez Costa, nas eleições de 2008. Na oportunidade, o peemedebista venceu a eleição com 68,15% dos votos válidos contra o empresário Paulo Fiúza (PV), que teve o apoio do PSDB, DEM e PTB. Naquele momento, Dilceu, então deputado estadual reeleito, tinha a pretensão de ser candidato a prefeito, assim como o empresário e atual deputado federal, Roberto Dorner (PP). No entanto, por intermédio de Riva, os dois desistiram, o que contribuiu para que Juarez vencesse a eleição com a boa margem.

A tendência de Riva mudar de lado no processo eleitoral do próximo ano ficou ainda mais evidente quando ele passou a articular a criação do Partido Social Democrático (PSD) em Mato Grosso. Ele fez questão de que o atual deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), irmão de Dilceu, integrasse os quadros da nova agremiação política.

Para enfrentar Juarez, Dilceu quer reorganizar o grupo político que comandou Sinop entre os anos de 2001 a 2008 durante a gestão de Nilson Leitão com o PSDB, DEM, PTB e o futuro PSD, de Riva. O democratas que nas eleições passadas tinha papel de simples aliado, agora quer ser o "protagonista". Para isso, o partido já está cobrando dos tucanos o apoio a Dilceu. "Chegou a hora do PSDB apoiar o projeto do DEM", disse o ex-deputado, durante uma reunião da legenda, em Sinop.

Outro lado
O prefeito Juarez Costa, a princípio, não se mostrou preocupado com as declarações de José Riva. De acordo com ele, este tipo de situação é normal, pois falta a convivência do dia-a-dia que tinha com o presidente da Assembleia, quando era deputado estadual. "A falta de tempo para conversar cria este desconforto. Mais para frente nós vamos sentar e conversar sobre isso. Não vejo a possibilidade do Riva não nos apoiar", ressaltou, em entrevista ao Só Notícias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/91450/visualizar/