Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 16 de Maio de 2011 às 11:25
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


Ilustração

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta segunda-feira (16) somente em Mato Grosso 11 mandados de prisão, durante a Operação Saúde deflagrada no Rio Grande do Sul. A ação ocorreu em sete estados brasileiros e ao todo foram expedidos 64 mandados de prisão e busca e apreensão. Entre os presos, 12 eram Secretários Municipais de Fazenda, Finanças e principalmente da Saúde e, no total, 34 servidores públicos municipais estava envolvidos no esquema.

Além de Mato Grosso e Rio Grande do Sul os mandados expedidos pela Justiça Federal de Erechim (RS) também são cumpridos em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. A atuação dos criminosos se dava na fraude às licitações públicas, desviando as verbas destinadas à compra de medicamentos mediante falta de entrega da mercadoria licitada, entrega parcial ou entrega de produto diverso ou com data de vencimento muito próxima.

Segundo informações da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, foram desbaratadas três organizações criminosas que concentravam sua atuação no pequeno município gaúcho de Barão de Cotegipe, com população de 6.529 habitantes (www.ibge.gov.br) e mais de 15 empresas estabelecidas no ramo de distribuição de medicamentos.

As investigações tiveram início em outubro de 2009 e inicialmente a PF constatou a movimentação de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais), naquele ano, e de R$ 70.000,00 (setenta milhões de reais), em verbas federais, em 2010, para apenas um dos grupos investigados. A distribuição dos lucros gerados com as fraudes se dava entre as empresas e servidores públicos municipais envolvidos.

Conforme dados da PF. já foram cumprimentos 42 Mandados de Prisões, das quais 25 foram em 04 municípios do Rio Grande do Sul, assim como 03 prisões em Santa catarina, 06 prisões no Paraná, 06 prisões no Mato Grosso do Sul e 11 prisões em Mato Grosso.

Os alvos responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa, passiva, fraude de licitações, formação de quadrilha e peculato, e possível lavagem de dinheiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/91613/visualizar/