Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 12 de Maio de 2011 às 14:11

    Imprimir


O presidente do BC (Banco Central), Alexandre Tombini, disse nesta quinta-feira que o arrefecimento no ritmo das vendas do comércio é reflexo do começo dos resultados das medidas tomadas pelo banco para conter o consumo no país e segurar a inflação.

"É um resultado de políticas que foram adotadas desde a virada do ano e já estão começando a ter impacto sobre o arrefecimento e moderação da demanda. Isso vai ajudar ao longo do ano para trazer a inflação de volta ao centro da meta em 2012", afirmou, após participar da abertura do Seminário de Metas da Inflação, na sede do BC no Rio.

Tombini se referia às vendas do comércio em março, que se comparadas a igual período em 2010, subiram 4,1%, anjte variação de 8,5% em fevereiro, na mesma relação.

Ele explicou que o efeito da elevação dos juros na economia tem uma defasagem de seis a nove meses, e que, por isso, espera-se que a demanda seja mais contida daqui para frente. Ele ressaltou que a concessão de crédito no país vem caindo, se comparado a meses anteriores.

Tombini garantiu que a inflação ficará dentro do teto da meta estipulada pelo governo em 2011. A meta do BC é que a inflação seja de 4,5% ao ano, com tolerância de 2 p.p. (pontos percentuais) para cima ou para baixo.

Ele classificou o anúncio da BR Distribuidora em baixar o preço da gasolina e do álcool como importante, mas ressaltou que não é o suficiente.

"Ajudam, mas não fazem totalmente o trabalho. São informações importantes que nós vamos levar em consideração e certamente vão repercutir sobre a inflação ao consumidor", comentou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/91966/visualizar/