Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Maio de 2011 às 12:31

    Imprimir


Prefeito, secretários e assessores assistem palestra proferida na sede do Centro de Capacitação em Reciclagem de Tangará
Prefeito, secretários e assessores assistem palestra proferida na sede do Centro de Capacitação em Reciclagem de Tangará

Uma comitiva formada por professores, coordenadores de escolas municipais, secretários municipais, equipe da vigilância sanitária, pastoral da criança, conselho tutelar da criança e do adolescente e o prefeito municipal de Nortelândia, organizaram uma visita na tarde desta terça-feira (03) a uma unidade da Allata Reciclagem em Tangará da Serra.

Na empresa foram recebidos pelo empresário Antônio Carlos Cabral Amaral, que é Diretor do Centro de Capacitação em Reciclagem do Estado de Mato Grosso, que proferiu uma palestra para o grupo, intitulada “O lixo e seus desafios”, abordando profundamente a questão, demonstrando que a coleta seletiva de lixo contribui de forma muito positiva para preservar a natureza, gerar emprego e melhorar a qualidade de vida no planeta.

O encontro foi viabilizado em razão da preocupação da administração municipal com o lixo da cidade, e com o objetivo de ter uma noção principalmente do cenário no Estado de Mato Grosso, conhecendo suas peculiaridades para definir ações estratégicas a serem desenvolvidas no município.

Para o prefeito municipal, Neurilan Fraga, é preciso conscientizar a população da importância de reduzir a produção do lixo, reaproveitar o que é produzido, e reciclar para diminuir o impacto causado ao meio ambiente.

“É necessário que tenhamos essa consciência, e que mudamos nosso comportamento para assegurar um mundo melhor, reduzindo o impacto de nossas ações na natureza” sugeriu ele.

O prefeito elogiou o trabalho da empresa que emprega hoje 300 pessoas em Tangará da Serra, e contribui sobremaneira para transformar o lixo em um negócio rentável e principalmente contribuir para que a natureza não sofra com o lixo lançado pela população.

Antonio Cabral elogiou a iniciativa do município em buscar informações a respeito do assunto, demonstrando preocupação com os problemas causados pelo lixo urbano da cidade e de que forma é possível mudar o quadro existente.

Cabral esclareceu que são poucas as prefeituras no Brasil que possuem equipes e políticas públicas especificas para o lixo, e alertou que quando ele não é tratado corretamente, se transforma num sério problema sanitário, visto que expõe a população em geral a contrair várias doenças, como diarréia, amebíase, e parasitose, além de contaminar o solo, as águas e os lençóis freáticos. Para ele, existem várias soluções para solucionar o problema, como criação de aterros sanitários em locais adequados, mas entende que a implantação de coleta seletiva de lixo e reciclagem colabora mais com o meio ambiente, e que é necessária a realização de campanhas de conscientização da sociedade e uma melhor participação do poder público, da iniciativa privada e é claro da população.

Estatísticas apontam que o ser humano produz  1kg de lixo por dia, e no Brasil são produzidos cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia, número inferior ao dos Estados Unidos (607 toneladas dia), mas que são infinitamente superiores aos números da Alemanha que produz 85 toneladas/dia, e Suécia com 10 toneladas dia.

O município de Nortelândia irá iniciar uma ampla campanha de conscientização que vai envolver as escolas municipais e estaduais, professores, profissionais da saúde, da assistência social, vigilância sanitária, entre outros, com o intuito de implantar a coleta seletiva e da pratica da reciclagem do lixo urbano da cidade, e terá como palestrante o diretor da Allata Reciclagem de Tangará da Serra.
Estiveram presentes os Secretários Municipais de Educação (Marlene Júlia) e de Assistência Social (Anita Peron), diretores das escolas municipais, pastoral da criança, entre outros.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/93051/visualizar/