Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 03 de Maio de 2011 às 23:28

    Imprimir


Um projeto em fase de testes, lançado ontem em Niterói (RJ), pode permitir que deficientes visuais utilizem um equipamento eletrônico para facilitar o uso do transporte público da cidade.

Durante um mês, voluntários carregarão um aparelho que emite informações a um dispositivo instalado em ônibus selecionados da linha Fonseca-Centro-Itaboraí. Quando um deficiente visual deseja embarcar no veículo que se aproxima, um aviso é dado ao motorista. Ao parar no ponto, uma voz indica a que linha pertence o ônibus.

Quando terminar o período de testes, os envolvidos responderão um questionário sobre o serviço e será estudada a viabilidade técnica e econômica de sua implementação em todo o município.

A Secretaria Municipal de Acessibilidade e Cidadania informou que equipamento levado com o deficiente visual tem um custo de R$ 300 por unidade, enquanto que o aparelho nos ônibus custam R$ 700. Segundo o órgão, os valores por unidade seriam menores, caso fossem produzidos em maior quantidade.

Os testes fazem parte do projeto "Mobilidade para pessoas com deficiência visual", lançado pelo Strerj (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) e pela prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Cidadania.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/93127/visualizar/