Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 29 de Abril de 2011 às 10:02
Por: Alline Marques

    Imprimir


A capital mato-grossense tem sido alvo constante de críticas nas mídias nacionais e, principalmente, local em referência aos atrasos nas obras da Copa do Mundo de 2014. Nas regiões Sul e Sudeste, os comentários são de que Cuiabá já perdeu o status de cidade-sede, no entanto, o novo presidente da Agência Executora de Projetos da Copa do Mundo (Agecopa), Eder Moraes, já assumiu querendo dar fim às especulações, lançou os editais das obras de desbloqueio e anunciou que ainda este ano o cronograma da construção da arena pantanal será normalizado.

“Cuiabá sofre uma campanha nacional velada com críticas e que deve ser promovida por estados que não desejam que a Copa aconteça em sua plenitude na capital, mas quero dizer que ela irá ocorrer com toda sua plenitude e vamos implantar um ritmo alucinante de trabalho para que isso aconteça”, declarou Eder, que assumiu oficialmente a presidência da Agecopa na segunda-feira (25).

Eder, porém, admitiu atrasos nas obras do Verdão e culpou a burocracia. No entanto, disse que a Agecopa está se adequando e ainda este ano a construção do novo estádio estará dentro do cronograma. A obra da arena já chegou ser a mais adiantada na relação com as demais cidades-sede da Copa, entretanto, atualmente já está em sexto.

O que preocupa bastante são as obras de mobilidade urbana. O governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Cnit), tem feito sua parte e em maio já licita as obras de duplicação das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Para garantir uma melhor trafegabilidade, Eder pretende iniciar as obras de desbloqueios em 60 dias.

Só que o caos no trânsito da capital será inevitável, uma vez que pelo prazo reduzido muitas obras ocorrerão simultaneamente na capital. Sendo assim, o presidente da Agecopa irá realizar campanhas de conscientização e também deverá traçar estratégias para amenizar a situação, como alteração de horários nas escolas públicas e do serviço público, entre outras.

Para agilizar ainda mais as obras, Eder já cobrou um prazo para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) libere as licenças ambientais para que as obras de desbloqueio saiam antes das intervenções realizadas que serão realizadas pelo Dnit.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/93813/visualizar/