Senado debate andamento de obras e entraves
O Senado Federal retoma na próxima semana, direto de Brasília, a bateria de audiências com gestores públicos responsáveis pela Copa do Mundo de 2014 nas 12 cidades-sedes do Mundial. O objetivo é monitorar o andamento das obras da Copa e verificar quais são os gargalos e causas de eventuais atrasos no cronograma de execução desses projetos.
O ciclo de debates será retomado no dia 26 de abril, com a discussão das obras da Copa na cidade de Salvador (BA). Também já está programada para o dia 27 de abril outra audiência, com a participação de autoridades públicas de Porto Alegre (RS) e Manaus (AM). As três cidades-sedes citadas já iniciaram grandes obras previstas nos preparativos para o Mundial, como a reconstrução dos estádios e execução de obras de mobilidade urbana, como a ampliação do sistema de transporte.
As audiências públicas no Senado Federal são conduzidas pela Subcomissão de Acompanhamento das Obras da Copa e das Olimpíadas de 2016 do Senado Federal. A rodada de debates com gestores das 12 subsedes da Copa foi aberta na semana passada, começando pela cidade de Cuiabá (MT).
De acordo com o presidente da Subcomissão da Copa, o senador Blairo Maggi (PR-MT), a meta é traçar um diagnóstico sobre o andamento das obras e entraves enfrentados pelas cidades que abrigarão os jogos da Copa. A discussão inclui o andamento dos processos de concessão e licitação de obras do Mundial.
“Queremos o relato real desses gestores públicos que nós estamos convidando, sobre como está o andamento das obras. O Brasil tem a oportunidade ímpar de celebrar o evento esportivo mais popular do mundo. Temos que fazer a lição de casa e fazer de 2014 a melhor Copa da história”, declara o senador Blairo Maggi.
Após ouvir os representantes de todas as cidades-sedes, a Subcomissão da Copa do Senado irá elaborar um relatório técnico.
Gestores - Foram convidados para os debates marcados para a próxima semana o secretário estadual da Copa 2014, Ney Jorge Campello, e o gestor de acompanhamento das obras Leonel Leal Neto (Salvador-BA); o coordenador estadual da Unidade Gestora do Projeto da Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto e o secretário de Esporte, Fabrício Silva Lima (Manaus-AM); e o secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sebhe, e o secretário para assuntos da Copa, João Bosco Vaz (Porto Alegre-RS)
Comentários