Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 17 de Setembro de 2013 às 14:59
Por: Marlene Maria com Gilvan Melo

    Imprimir


Procedimento Operacional Padrão é repassado a PMs.
Procedimento Operacional Padrão é repassado a PMs.
62 policiais militares de 17 municípios da Regional VII da PM participam do curso que tem duração de 30 a 40 dias e é dividido em presencial, com aulas práticas ou teóricas todas as terças feiras e o restante online. “Os policiais estão cadastrados online com a Polícia Militar para estudar e fazer as provas. 50% das provas são à distância e 50% são presenciais”, explicou o comandante da Regional VII, Coronel Antônio Ribeiro.


 
 
Segundo ele, um dos objetivos quando chegou a Tangará da Serra, era capacitar todos os policiais militares. Esta é a 5ª Edição do Curso de Procedimento Operacional Padrão para executores. O curso é monitorado pela diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar de Mato Grosso. “Estamos procurando capacitar os policiais militares para melhor atender à comunidade. Aderimos a partir de 2010 à doutrina, a exemplo de outros estados, como Minas gerais e Goiás que tem suas doutrinas próprias. Hoje nós temos nossa própria doutrina”, disse o Comandante.


 
 
Coronel Ribeiro destaca que é preciso capacitar todos os policiais militares, não só por causa da copa do mundo, mas para que haja tratamento respeitoso e digno com todos os cidadãos. “Isso está no tratado universal dos direitos humanos e a doutrina respeita isso. A mesma coisa, o cidadão, quando for arguido pelo policial militar, que tenha este respeito também com a autoridade. É um caminho de mão dupla. Se ambos se respeitam, com certeza terá um final feliz”, destacou.
 


 
Ao longo do curso são trabalhados 102 procedimentos, 46 processos e 6 módulos dentro da doutrina operacional padrão da PM. Vão desde como o policial deve embarcar e desembarcar da viatura, giroflex ligado ou desligado, posicionamento do policial e verbalização no momento de abordagem a infratores ou suspeitos.


 
 
 “O policial tem o dever constitucional de abordar e através destes bloqueios é que tiramos de circulação pessoas armadas, infratores da lei, pessoas que possam vir a tirar a vida dos cidadãos. É preciso embutir na cabeça dos policiais que eles têm que abordar o quanto mais possível tirar de circulação os infratores da lei”, explica o comandante.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/9490/visualizar/