Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2011 às 03:07

    Imprimir


Depois dos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste e Alta Floresta as próximas cidades a receber o Curso de Formação de Brigadistas são Nova Xavantina (25 a 29/04), Barra do Garças (09 a 13/05) e Nobres (13 a 17/06). O objetivo é capacitar técnicos brigadistas nas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Ao todo, aproximadamente 100 alunos já foram capacitados somente este ano.

A iniciativa do Governo do Estado é feita em parceria entre a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A meta é implementar as ações previstas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT), que prevê uma série de ações preventivas, de monitoramento, fiscalização e responsabilização.

De acordo com o coordenador de Gestão do Fogo da Defesa Civil do Estado (CGF), Ten. BM Jean Oliveira, os órgãos competentes trabalham durante todo o ano na mobilização e conscientização antes mesmo do período proibitivo das queimadas visando intensificar as ações de caráter preventivo.

“Nossa preocupação é capacitar agentes brigadistas nos municípios que tiveram maiores incidências de queimadas ou focos de calor em anos anteriores. A ações de prevenção do Governo são concentradas no período proibitivo, mas, a conscientização e capacitação são feitas no decorrer do primeiro semestre do ano para que, durante o sinistro, tenhamos pessoas aptas a contribuírem de forma eficaz no combate ao fogo”, explicou o coordenador ao citar o Curso de Brigadistas como uma das ferramentas que fortalece as ações técnicas de combate, educativas, além de sensibilizar a população quanto à problemática das queimadas.

Com carga horária de 40 horas (24 horas teóricas e 16 horas práticas), o conteúdo está sendo ministrado por instrutores da Defesa Civil, bem como, do Corpo de Bombeiros Militar, visando capacitar brigadistas nas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/95109/visualizar/