Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 15 de Abril de 2011 às 06:51

    Imprimir


 Reunião entre os deputados estaduais e o chefe do executivo, Silval Barbosa (PMDB) que acontece no palácio Paiaguás durante esta tarde, deve definir ainda nesta noite, o nome do secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, para assumir a presidência da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo (Agecopa). Cargo este que tem sido alvo de especulações após diversos percalços que a Agência tem sofrido nos últimos dias. Os deputados já se posicionaram favoráveis ao nome de Eder no comando da Autarquia desde que ele seja afastado da Casa Civil.

Até às 18h30, Silval ainda não havia batido o martelo, mas parlamentares que deixaram a reunião mantiveram o mesmo discurso de que tudo caminha para ser anunciado o nome de Moraes. Entretanto, as condições de aprovação continuam, ou seja, Eder não poderá acumular as duas funções de presidente da Agência e ao mesmo tempo comandar a Casa Civil. Os parlamentares republicanos J. Barreto e Ondanir Bortolini, o Nininho e também Ezequiel Fonseca (PP) garantiram que não deve haver mudança de última hora.

Legalmente, não haveria problemas para Eder acumular as funções, mas os deputados não aceitam a hipótese politicamente. Vale lembrar que os parlamentares foram os responsáveis por alterar a forma de governo na Autarquia que passou de colegiado para presidencialista compartilhada. A Agecopa tem enfrentado diversas turbulências nos últimos dias tendo como pivô o diretor de planejamento Yênes Magalhães que também responde interinamente pela presidência.

Principal divergência é o novo modelo de transporte a ser implantado e que divide a preferência entre BRT (Ônibus de Transporte Rápido), que já estaria escolhido pela Agecopa e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) defendido por parlamentares, principalmente José Riva (PP) presidente da Assembleia. Ambos tem usado a imprensa para trocar “gentilezas” e defender o modelo de transporte que teoricamente “seria o melhor para a população”, pelo menos em seus discursos. (Colaborou Marcos Lemos) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/95397/visualizar/