Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 13 de Abril de 2011 às 07:53

    Imprimir


O sucesso do Palmeiras de Luiz Felipe Scolari passa pela boa defesa, pelo aprimoramento técnico dos jogadores, pelos treinos exaustivos e pela festejada "força do grupo".

Mas o segredo principal, que faz do time o líder do Paulista e um dos favoritos na Copa do Brasil, Scolari revelou nesta terça-feira: a psicologia.

O Palmeiras enfrenta nesta quarta o Santo André, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, fora de casa. E fantasmas logo vêm à tona.

O próprio Santo André, já rebaixado neste Estadual, eliminou os palmeirenses da Copa do Brasil em 2004. Ano passado, contra o Goiás, que também vivia má fase, o time caiu diante da sua torcida na Copa Sul-Americana.

Tais problemas, segundo Scolari, famoso pelo estilo durão, disciplinador e exigente, estão superados. Tudo na base dos treinos e, principalmente, das conversas que ele leva com cada atleta.

"O time melhorou emocionalmente. Este ano já temos um grupo diferente, com outra filosofia. Ficou mais fácil trabalhar este aspecto emocional", disse Scolari, que citou ao menos três vezes a famosa psicóloga Regina Brandão, que o acompanha desde sua primeira passagem pelo Palmeiras, década passada.

"A Regina, que é nossa psicóloga, monta um perfil [de cada atleta] e dentro do perfil eu sigo as linhas mestras, sigo o que é orientado." Os resultados desse trabalho extracampo, segundo Scolari, estão aí. O time tem a melhor zaga do país e só perdeu uma vez neste ano.

"Agora, há uma aceitação de que temos que ter um procedimento tático, respeitando toda e qualquer equipe, não importa a divisão. Isso fez com que o Palmeiras tivesse uma evolução muito grande em relação ao ano passado", disse o treinador.

Para Scolari, o Palmeiras de 2011 já aprendeu, inclusive, a ser um time copeiro --rótulo que o próprio treinador há tempos possui. "O Palmeiras é um dos candidatos [aos títulos paulista e da Copa do Brasil], sim. Com essa equipe que temos hoje, a dinâmica de jogo e mais trabalho daqui para a frente, vamos ter uma equipe altamente competitiva."

Porém não foi só a psicologia o tema preferido de Scolari. O "equilíbrio" também entrou na pauta de terça. "Hoje temos um equilíbrio completo em todos os setores. Falta uma ou outra coisinha, mas vejo a evolução dos jogadores, a condição técnica e tática", disse Scolari.

O fator grupo também foi lembrado. "Eles [jogadores] evoluíram taticamente de tal forma que estamos conseguindo aumentar o nível dos jogos", afirmou o técnico.

No entanto, o assunto psicologia logo retorna. O vexame do ano passado, contra o Goiás, ainda serve de exemplo. "Foi um aprendizado. Montamos uma equipe e, com o perfil traçado pela Regina, fomos mudando o time", revelou Scolari.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/95706/visualizar/