Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sábado - 09 de Abril de 2011 às 01:32

    Imprimir


O projeto do teleférico de Chapada dos Guimarães, lançado em 2009, e com orçamento de R$ 6 milhões, deve finalmente sair do papel. A responsabilidade pela realização das obras, antes da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), foi repassada ontem à Agecopa (Agência de Execução dos Projetos para a Copa de 2014) em decreto assinado pelo governador em exercício, Francisco Daltro.

O objetivo, segundo o governo do Estado, é garantir maior celeridade na execução do projeto. A obra está licitada e o Relatório de Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) foi aprovado na semana passada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). A Sedtur, de acordo com o governo do Estado, não tem recursos necessários para a construção.

No entanto, para ser executado, o projeto ainda precisa da licença de instalação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. A previsão é de que o documento seja liberado nas próximas semanas. A empresa vencedora da licitação para a construção do teleférico é a Zuchetto Máquinas e Equipamentos Industriais LTDA., que terá prazo de até 12 meses para entregar a obra. Depois de pronto, o teleférico será operado por uma concessionária, escolhida também por meio de processo licitatório.

A notícia foi bem recebida por setores ligados ao turismo em Chapada dos Guimarães. Para o coordenador do Comitê Pró-Copa de Chapada dos Guimarães, Jurandir Spinelli, a obra deve finalmente sair do papel. “Agora realmente tomou o caminho certo. O projeto venceu todas as objeções e questionamentos, e só depende da licença de instalação, o que é uma questão de tempo”.

Spinelli também elogiou o local da obra. “A área do teleférico é uma das mais bonitas de Chapada dos Guimarães. E ‘obriga’ os visitantes a irem até a cidade também, o que vai ser ótimo para o turismo local”.

A secretária de Turismo de Chapada dos Guimarães, Maricelma Araújo, considera que a construção do teleférico vai ser boa para o desenvolvimento do turismo no município. “Chapada é uma cidade turística, que infelizmente não tem estrutura pra isso, mas que precisa ser planejada para grandes eventos, como a próxima Copa do Mundo”, afirmou.

O teleférico vai ligar o mirante da região da Pousada Penhasco à serra do Atimã, percurso de 1,5 mil metros. A estrutura terá 30 cabines, cada uma com capacidade para duas pessoas.

“A Agecopa também vai revitalizar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, incluindo pontos turísticos importantes como Salgadeira, Portão do Inferno, Cidade de Pedra e cachoeiras”, informou o diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/96288/visualizar/