Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 31 de Março de 2011 às 09:13
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


Enquanto deputados e senadores travam intenso debate no Congresso Nacional em torno das alterações do código florestal (projeto de lei 1876/1999), que deve ser votado ainda no primeiro semestre na Câmara e depois no Senado Federal, o Ministério do Meio Ambiente estuda formas de garantir a sustentabilidade ambiental no Brasil tendo por base a perspectiva de forte crescimento do setor agrícola.

De acordo com secretário de Extrativismo do Ministério, o agrônomo Roberto Vizentin, a meta do governo brasileiro é fazer a integração do zoneamento econômico-ecológico (ZEE) com o zoneamento agrícola, que é plano de utilização agropecuário.

“Temos que integrar estrategicamente estes dois zoneamentos para definirmos as terras agricultáveis e as que devem ser preservadas. A dinâmica global é de um crescimento agressivo da produção de alimentos e insumos. Por isso, é preciso essa convergência entre agricultura e meio ambiente a partir da integração dos dois zoneamentos e da definição territorial do país”, afirma em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

Segundo Vizentin, que assumiu o cargo no início deste ano a convite da ministra Isabela Teixeira, a demanda cada vez maior por alimentos e produção agrícola em forte crescimento preocupa os gestores que têm a missão de zelar pela proteção dos recursos naturais. Ele destaca ainda é preocupante o panorama da aquisição de terras brasileiras por estrangeiros.

“Trabalhamos com a perspectiva de que a agricultura no Brasil terá um crescimento de até 40% até 2020 ou 2030. Por isso, é preciso políticas públicas para fazer uma convergência entre a produção agropecuária e o meio ambiente, para que estes segmentos andem juntos e gerem riquezas para o Brasil”, destaca.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/97277/visualizar/