Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 31 de Março de 2011 às 08:48
Por: RAFAEL COSTA

    Imprimir


Agecopa
Concepção arquitetônica da Arena Pantanal, o novo Verdão: trunfo para a Copa das Confederações
Concepção arquitetônica da Arena Pantanal, o novo Verdão: trunfo para a Copa das Confederações

O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou, em entrevista ao MidiaNews. que não prioriza, neste momento, inserir Cuiabá na Copa das Confederações, que ocorrerá em 2013 no Brasil. O evento é organizado pela Fifa e é, tradicionalmente, realizado um ano antes, no país sede da Copa do Mundo.

Ao mesmo tempo, é considerado um teste para verificar a capacidade das cidades que abrigarão jogos do Mundial de Futebol. O chefe do Executivo condicionou a participação de Cuiabá na Copa das Confederações à conclusão da Arena Pantanal (estádio Verdão), para verificar se vale a pena empreender esforços visando à competição.

"Muitos querem que participemos da Copa das Confederações, mas este não é o nosso compromisso. Vamos lutar para participar, mas só se o Estádio ficar pronto em dezembro de 2012. O nosso compromisso maior é com a Copa de 2014. Queremos nos organizar para ser a melhor sede do país, em organização e turismo", afirmou o governador.

O torneio tem duração de pouco mais de um mês e deve se restringir às capitais dos Estados do Sudeste, Sul e Nordeste, que também sediarão a Copa do Mundo de 2014. Neste caso, são cotadas Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Natal e Fortaleza.

Por outro lado, Cuiabá, Belém, Brasília e Manaus deverão fortalecer suas infraestruturas, visando, exclusivamente, ao Mundial de 2014.

Atenção especial

A prioridade do Estado é a conclusão de seis projetos que serão executados em parceria com o Governo Federal e compromissados com a Fifa. "Por força de contrato, a nova Arena do Verdão deve ser entregue em dezembro de 2012. Ainda vamos concluir obras em torno do estádio e que permitirão acesso e estacionamento ao estádio. Todas essas obras estão no cronograma", destacou Silval.

Além disso, serão construídos dois centros de treinamento em Cuiabá e um na condição de reserva, que vai funcionar em Várzea Grande.

Na lista de compromissos, ainda está a Mobilidade Urbana, que prevê a introdução no sistema de transporte coletivo do BRT (Trânsito Rápido de Autocarros), que sairá do Comando da Polícia Militar, na região do CPA até ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Outra linha sairá da Fernando Correa, na altura da entrada para a estrada que leva ao município de Santo Antônio de Leverger, até a Avenida Prainha.

O projeto foi entregue à Caixa Econômica Federal (CEF), nesta semana, e o convênio que vai permitir investimento superior a R$ 100 milhões, assinado em setembro de 2010.

O Estado ainda vai priorizar as obras do Fan Park, que será na Acrimat e vai abrigar pessoas que não têm condições de ir ao estádio. O Governo Federal também já contratou a empresa baiana Globo Engenharia, para elaboração do projeto do aeroporto, com previsão para agosto ou setembro.

Após a conclusão dos projetos, será decidido quem executará as obras do aeroporto. "Vamos verificar se a responsabilidade continua com o Governo Federal ou se assinaremos um termo para o Estado executar a obra, que envolve investimentos de R$ 84 milhões", compleu o governador Silval Barbosa.

Copa das Confederações

A Copa das Confederações ou Taça das Confederações (Confederations Cup em inglês) é um torneio de futebol organizado pela Fifa, entre seleções nacionais, a cada quatro anos (a partir de 2005, anteriormente a cada dois anos).

Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, perfazendo um total de oito países.

Na última edição, realizada em 2009 na África do Sul, a Seleção Brasileira sagrou-se campeã, após vencer os Estados Unidos por 3 a 2.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/97280/visualizar/