Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 30 de Março de 2011 às 19:21

    Imprimir


Vinte e seis trabalhadores do Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior estão sendo qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para atuar nas obras de construção da Arena Pantanal, no bairro Verdão, em Cuiabá. A aula inaugural do curso de Carpintaria foi realizada ontem (29), no local, e contou com a presença de representantes do Senai-MT, do Consórcio Santa Bárbara-Mendes, da Agecopa e dos estudantes.

Adinandson Leite Rodrigues é um dos alunos do curso de Carpintaria e conta que decidiu atuar na construção civil por perceber o crescimento do setor no Estado. "Antes trabalhava com fabricação artesanal de instrumentos musicais. Mas o mercado da construção está em alta e não falta emprego. Quero terminar este curso, continuar no emprego e sempre me qualificar. Todas as capacitações nesta área me interessam".

Na ocasião, o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, destacou que um dos gargalos hoje no mercado da construção é a falta de profissional qualificado e, em função disso, parabenizou o interesse dos estudantes em capacitar-se. "O maior patrimônio profissional é o conhecimento e o desenvolvimento de competências para garantir espaço no mercado". Ele também disse que o Senai-MT está concluindo um estudo que aponta as perspectivas de geração de emprego na área da construção no Estado, considerando as obras de infraestrutura da Copa 2014. "Se nos próximos quatro anos as obras ocorrerem em alta concomitância, serão precisos 60 mil novos profissionais para ocupar os postos de trabalho".

Figueiredo parabenizou o Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior pela iniciativa de qualificar trabalhadores e disse que é uma satisfação para o Senai-MT somar esforços com o Governo e iniciativa privada para contribuir ao desenvolvimento da indústria da construção em Mato Grosso. Foi o que disse também o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito de Lima, que destacou a atuação do Senai na qualificação, ressaltando que a instituição tem credibilidade reconhecida no país. Ele ainda lembrou que as obras da Copa repercutem na vida de todos, e que deixarão um grande legado para Mato Grosso.

Do Consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior, que é responsável pelas obras de construção da Arena Pantanal, estavam presentes o gerente de Contrato, Eymard França, e o gerente de Engenharia, Cláudio Marques de Souza. De acordo com Souza, é muito importante garantir a qualificação dos trabalhadores para o andamento e conclusão do projeto. Ele destacou também que há perspectiva de qualificação total de 1.000 pessoas até outubro deste ano, para continuidade da obra. Entre as ocupações, ele cita pedreiro, revestimento cerâmico, instalador hidráulico e eletricistica.

O curso de carpintaria tem duração de 220 horas e é classificado na modalidade qualificação. De acordo com o professor Elias Duarte Sousa, os estudantes têm demonstrado resultados satisfatórios de aproveitamento do curso. As aulas estão sendo ministradas no canteiro de obras, e já foi finalizada a parte teórica. Agora os alunos começam a exercitar a fase prática, e a previsão de término do curso é para daqui a duas semanas.

ARENA PANTANAL - A obra do novo estádio de Cuiabá, que receberá os jogos da Copa de 2014, inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer, com conceito sustentável. Orçado em R$ 342 milhões, o empreendimento terá mais de 300 mil m² e foi concebido para receber, além dos jogos de futebol, diversos outros eventos como shows, concertos, congressos, feiras, etc. O projeto tem como conceito a criação de uma arena multiuso que deverá ser operada futuramente por uma concessionária, seguindo tendência mundial do setor.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/97302/visualizar/