Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 25 de Março de 2011 às 15:44
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Cuiabá estará presente nas articulações da campanha nacional “Campanha pelo Trabalho Decente para a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e além”, que será realizada nos dias 31 de março e 1º de abril na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A preocupação dos trabalhadores do setor é com as condições de trabalho de quem está no canteiro das obras da Copa.

Participam do evento os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, e da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT), Ronei de Lima.

O evento é promovido pela ICM (Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira), O objetivo é garantir que as obras realizadas para grandes eventos esportivos tal como a Copa do Mundo e as Olimpíadas sigam os princípios elementares de Trabalho Decente da OIT por meio de medidas concretas para melhorar as condições de trabalho, evitando acidentes e dignificando o trabalho no setor da construção.

A primeira experiência de campanha internacional de mega-eventos esportivos convocada pela ICM e parceiros aconteceu na África do Sul entre 2007 e 2010. Esta campanha alcançou não só um importante acordo com a FIFA para que as inspeções nas obras da Copa tivessem a participação do movimento sindical, como também conquistou significativas melhoras na condição de trabalho como, por exemplo, transporte para o local de trabalho, mais condições de saúde e segurança e incrementos salariais.

No Brasil, já fazem parte desta campanha diversos sindicatos, federações e confederações de quase todo o país e cidades-sede da Copa.

A proposta de agenda da campanha inclui: o estabelecimento de um diálogo global e da criação de espaços para o diálogo entre todos os níveis dos governos no Brasil, a FIFA, a CBF e o movimento sindical para discutir questões relacionadas ao mundo do trabalho e seus diversos aspectos no que se refere à preparação para a Copa de 2014.

Entre elas, destaca-se a busca por acordos de caráter nacional; a implementação de condições para saúde e segurança dos trabalhadores nas obras da Copa; maximizar a criação de empregos e em especial para as mulheres e jovens; que o investimento público venha a refletir as normas fundamentais do trabalho e da liberdade de organização sindical; a aplicação do conceito de "responsabilidade social empresarial”; salários dignos, entre outras.

Em Cuiabá

Em Cuiabá, o SINTRAICCCM já está acompanhando as obras da Copa de 2014 e recentemente obteve êxito na reivindicação de melhorias nos salários dos funcionários da empresa Santa Bárbara-Mendes Júnior, responsável pelas obras do novo Estádio Verdão.

Joaquim Santana explica que a meta é evitar que aconteça o que ocorria na citada construção, onde pedreiros e serventes estavam recebendo apenas o piso salarial da categoria, valor que, mesmo estando de acordo com a legislação trabalhista, estava fora do praticado no mercado, prejudicando financeiramente os trabalhadores. “A Copa do Mundo e as Olimpíadas representam uma entrada de recursos muito grande em nosso País. Não é justo que aqueles que irão construir estas obras sejam penalizados. Queremos que o trabalhador seja valorizado”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/97776/visualizar/