Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 23 de Março de 2011 às 10:40

    Imprimir


O inquérito policial da operação São Tomé deve ser concluído em dez dias segundo o delegado Luiz Henrique Oliveira que conduziu as investigações. “Toda a documentação já foi levada para Cuiabá, na sede da Delegacia de Meio Ambiente onde vai ser feita uma análise e apresentar um relatório final ao ministério público” afirma.

Ainda segundo o delegado, a pessoa apontada como testa-de-ferro da quadrilha continua foragido. Rodrigo Lara Moreira é acusado de falsificação de documentos para grilagem de terras, uso de documentos falsos e corrupção.  De acordo com o delegado, serão feitas mais diligências para que Rodrigo possa ser preso.

Foram nove meses de investigação para desarticular a quadrilha acusada de grilagem de terras e fraude em licenças ambientais para retirar madeira ilegal. Para que os suspeitos continuassem presos, houve uma mudança nas prisões. “A prisão temporária foi convertida em preventiva que é uma prisão mais sólida. Ela não tem um prazo determinado e agora a soltura dessas pessoas vai depender de uma revogação da prisão ou até mesmo de um habeas corpus.  Mas, a expectativa é de que eles fiquem presos durante todo o processo criminal”, esclarece o delegado.

De acordo com o delegado Luiz Henrique a operação São Tomé serviu para frear a concorrência desleal no setor madeireiro. “A aprovação fraudulenta de planos de manejo e até de desmate acabam fomentado a extração ilegal na medida em que são comercializados créditos florestais meramente virtuais. Essas quadrilhas acabam criando uma concorrência desleal com os madeireiros, aqueles empresários que são a maioria e que querem trabalhar dentro da lei.

O esquema, segundo a polícia, rendeu para aos criminosos pelo menos R$ 3 milhões, o equivalente à venda de 1.200 carretas carregadas de madeira. O delegado que comandou as investigações, Luiz Henrique de Oliveira, disse que a quadrilha contava com o apoio de servidores da Sema.
   





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/98143/visualizar/