Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Terça - 22 de Março de 2011 às 09:07

    Imprimir


A reunião ampliada marcada para hoje (22) para debater as ações da Agecopa foi cancelada pelo governador Silval Barbosa, que cumpre agenda em São Paulo, conforme assessoria da Casa Civil. Participariam da reunião, os deputados e diretores da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa). No entanto, nesta quinta-feira (24), a Assembleia Legislativa realiza audiência pública, às 15 horas, para discutir alteração no modelo de gestão da Agecopa.

O presidente da AL, deputado José Riva (PP) questionou a posição da Agecopa que não cumpriu a promessa de enviar os relatórios das obras com seus respectivos custos para a AL. O documento deveria ser entregue na semana passada pelo presidente da entidade, Yênes Magalhães. Na última terça-feira (15), os deputados estiveram na sede da Agecopa para conhecer parte dos projetos de adequação da Capital para sediar o mundial. Na oportunidade, Riva cobrou o relatório.

Ele tem chamado a atenção dos gestores para priorizar o início das obras de mobilidade urbana. “Qualquer dia que perdemos é crucial para o cumprimento do calendário. Acredito que o Veículo Leve sobre Trilhos é um grande modelo e Mato Grosso pode ter o monotrilho também. São dois sistemas mais modernos”, defendeu.

Sobre o preço da tarifa, Riva disse que é preciso aguardar os estudos de viabilidade. “Quem falar sobre tarifa nesse momento, vai falar sem conhecimento”, declarou, ao acrescentar que é natural que o “lobby” por parte de empresários exista. Contudo, ele alertou que o sistema de transporte que será implantado terá que ser eficiente também após a Copa do Mundo.

GESTÃO - De autoria do deputado Emanuel Pinheiro, assinado por outros deputados, o projeto de lei complementar, em tramitação, determina um novo formato no modelo de gestão da Agecopa. O artigo primeiro prevê a criação da “Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal - FIFA 2014, entidade integrante da Administração Pública Indireta, submetida ao regime autárquico especial, qualificada como Agência Executiva, dotada de autonomia administrativa, financeira e funcional, com prazo de duração determinado, vinculada ao Gabinete do Governador, com sede na Capital do Estado de Mato Grosso”.

De acordo com o presidente da AL, deputado José Riva (PP), o modelo de gestão colegiada da agência não funciona em nenhum lugar “nem em casa”. Para Riva, é importante que o governador defina com urgência essa questão. E explicou que o projeto do deputado Pinheiro é oportuno, porém tem vício de origem. “Em consenso, o governador poderá encaminhá-lo à Assembleia respeitando a iniciativa do deputado”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/98301/visualizar/