Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Segunda - 21 de Março de 2011 às 20:58
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


Os deputados da Assembleia Legislativa e diretores da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa) se reúnem nesta terça-feira (22), às 14 horas, no Palácio Paiaguás com o governador Silval Barbosa, para discutir, entre outras ações, alteração no modelo de gestão da agência. Também está prevista para esta quinta-feira (24), às 15h, mais uma audiência pública na Casa de Leis para debater esse assunto.

O presidente da Casa de Leis, deputado José Riva (PP), questionou a posição da Agecopa que não cumpriu a promessa de enviar os relatórios das obras com seus respectivos custos para a Assembleia. O documento deveria ser entregue na semana passada pelo presidente da entidade, Yênes Magalhães. Na última terça-feira (15), os deputados estiveram na sede da Agecopa para conhecer parte dos projetos de adequação da Capital para sediar o mundial. Na oportunidade, Riva cobrou o relatório.

Ele tem chamado a atenção dos gestores para priorizar o início das obras de mobilidade urbana. “Qualquer dia que perdemos é crucial para o cumprimento do calendário. Acredito que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é um grande modelo e Mato Grosso pode ter o monotrilho também. São dois sistemas mais modernos”, defendeu.

Sobre o preço da tarifa, Riva disse que é preciso aguardar os estudos de viabilidade. “Quem falar sobre tarifa nesse momento, vai falar sem conhecimento”, declarou, ao acrescentar que é natural que o “lobby” por parte de empresários exista. Contudo, ele alertou que o sistema de transporte que será implantado terá que ser eficiente também após a Copa do Mundo.

GESTÃO - De autoria do deputado Emanuel Pinheiro, assinado por outros deputados, o projeto de lei complementar, em tramitação, determina um novo formato no modelo de gestão da Agecopa. O artigo primeiro prevê a criação da “Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal - FIFA 2014, entidade integrante da Administração Pública Indireta, submetida ao regime autárquico especial, qualificada como Agência Executiva, dotada de autonomia administrativa, financeira e funcional, com prazo de duração determinado, vinculada ao Gabinete do Governador, com sede na Capital do Estado de Mato Grosso”.

De acordo com José Riva, o modelo de gestão colegiada da agência não funciona em nenhum lugar “nem em casa”. Para Riva, é importante que o governador defina com urgência essa questão. E explicou que o projeto do deputado Pinheiro é oportuno, porém tem vício de origem. “Em consenso, o governador poderá encaminhá-lo à Assembleia respeitando a iniciativa do deputado”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/98330/visualizar/