Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 12 de Setembro de 2013 às 13:19

    Imprimir


Os principais gargalos logísticos e de armazenagem de grãos foram discutidos nesta quarta-feira , em Sinop, durante o V Simpósio Mato-grossense de Pós-colheita de Grãos. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós), abordou problemas que podem impactar na competitividade do grão brasileiro.



Segundo o pesquisador da Embrapa Soja e presidente da Abrapós, Irineu Lorini, se não forem resolvidos, estes gargalos podem comprometer a qualidade do grão produzido no país, sobretudo a soja e o milho.


 
“Para a competitividade do nosso grão no mercado interno e externo, nós precisamos de qualidade. Com os problemas que temos hoje de logística e armazenagem, nós estamos indo num caminho em que deixamos nosso grão muito vulnerável a problemas de qualidade, quantidade de contaminantes, qualidade de proteína e de óleo. No milho, há a questão da perda do valor nutricional. Ao mesmo tempo em que o Brasil está aumentando a produção de grãos, ele está perdendo em qualidade. Em um determinado momento isto vai aparecer tanto no mercado local como no mercado externo”, prevê Lorini.


 
De acordo com projeções do IBGE e dados da Conab, na safra 2013/2013 o Brasil deverá produzir 186 milhões de toneladas de grãos, enquanto a capacidade de armazenagem do país é de apenas 121 milhões de toneladas. Em Mato Grosso, na última safra a produção foi de 45,8 toneladas, para uma capacidade de armazenagem de 29 milhões de toneladas considerando espaços públicos e privados. Estima-se que a capacidade ideal para o Estado seria em torno de 54 milhões de toneladas. Nas projeções para os próximos dez anos se prevêem 67 milhões de toneladas, demandando a construção de uma estrutura de armazenagem que comporte mais 50 milhões de toneladas de grãos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/9872/visualizar/