Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 14 de Março de 2011 às 16:06

    Imprimir


O Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) iniciou na manhã desta segunda-feira a Operação Fantoche, para combater a sonegação em uma rede de lojas de brinquedos da região metropolitana de Vitória, a HD Kids. Durante a ação, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão. A ação foi desenvolvida pelo Grupo Especial de Trabalho de Proteção à Ordem Tributária (Getpot), a Secretaria Estadual da Fazenda e a Polícia Militar.

Estabelecimentos, depósitos e residências dos proprietários da rede foram alvo de buscas. Os empresários são acusados de fraude fiscal e, segundo o Ministério Público, usariam os nomes de "laranjas" para abrir empresas fantasmas e sonegar impostos. As mercadorias eram subfaturadas e o prejuízo fiscal pode ultrapassar R$ 10 milhões. Um dos empresários detidos hoje, Vitor Sarlo Wilken Júnior, responde a diversos processos por envolvimento em um esquema de fraudes em licitações durante a gestão do governador José Ignácio Ferreira.

O escândalo, que ficou conhecido como caso Marwal, envolvia empresas-fantasma usadas, segundo o MP, para dar suporte financeiro ao crime organizado. O empresário, que é um dos sócios da empresa Marval Comércio e Serviços Ltda, chegou a ser preso em 2004 por conta da investigação, que revelou um esquema gigantesco que envolvia licitações fraudulentas, desvio de recursos federais, lavagem de dinheiro e superfaturamentos em programas municipais. As acusações tramitam em segunda instância no Tribunal de Justiça do Espírito Santo e os acusados respondem ao processo em liberdade.

Procurados pela reportagem, os representantes da rede não foram localizados para comentar as acusações. Nas lojas, os funcionários preferiram não se manifestar.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/99156/visualizar/