Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2021 | por Juliana Bueno

Cobrar ou não cobrar o ICMS na energia solar

Desde 12/07/2021, com a aprovação pela Assembleia Legislativa da LC 696/2021, a energia solar está isenta do ICMS em Mato Grosso até 31/12/2027.

Malgrado a louvável iniciativa, referida norma isentiva, de conformidade com o que dispõe o art. 155, § 2°, XII, g da CF e inúmeras decisões do STF, revela-se portadora de vício de inconstitucionalidade por falta de amparo em convênio celebrado no âmbito do CONFAZ, conforme previsto art. 8º da LC 24/75, bem como por violação ao disposto no art. 14 da LC 101/2000-LRF.

Leia mais...

Escola sem partido?

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2021 | por Aluisio Arruda

Novamente da mesma linha ideológica assume Milton Ribeiro, pastor presbiteriano, assume dizendo que a universidade deveria “ser para poucos”. (Daí a justificativa dos cortes e sucateamento). Depois declarou ”de que adianta ter um diploma se não tem emprego”, como se não fosse essa uma obrigação do governo. Outra afirmação do ministro é que “alunos deficientes atrapalham o aprendizado os demais”, portanto deveriam ser separados.

Leia mais...

Seja ensinável

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2021 | por Francisney Liberato Batista Siqueira

É impossível ensinar um indivíduo que “acha” que sabe tudo. A nossa capacidade de compreensão, de entendimento e de absorção de novos conteúdos é similar a um copo com água. Já digo que o limite de conhecimento é a boca do copo. Quem se acha demais é o mesmo que um copo de água que está cheio, portanto não há possibilidades de inserir novos conceitos ou ensinamentos.

Leia mais...

A voz rouca das ruas

Publicado em Terça - 07 de Setembro de 2021 | por Onofre Ribeiro

Lembro que os movimentos de rua no Brasil recomeçaram em junho de 2013 com os estudantes protestando contra 20 centavos nas passagens de ônibus. Mas terminaram discutindo a corrupção política e os gastos da copa do mundo de 2014.

Leia mais...

Independência ou morte!

Publicado em Terça - 07 de Setembro de 2021 | por Victor Humberto Maizman

Tal fenômeno provocou alguns questionamentos sobre os limites constitucionais no tocante à atuação da Corte Suprema, em especial os fatores que a levam a ser protagonista no cenário político nacional, vindo com isso a provocar reiteradas manifestações populares, através de carreatas e afins.

Leia mais...

SECITECI: uma luz para o trabalho!

Publicado em Segunda - 06 de Setembro de 2021 | por Stéphano B. do Carmo

Conforme estudos divulgados em março, é o agronegócio mato - grossense que surge como principal condutor desse crescimento. Mato Grosso é o principal produtor de grãos do Brasil, e deve ser o responsável por quase 30% da safra nacional de 2021.

Leia mais...

Conceito de liberdade

Publicado em Segunda - 06 de Setembro de 2021 | por José Pedro Rodrigues Gonçalves

Eis uma questão que não tem sido considerada pelos difamadores que, despudoradamente, afirmam convictos sobre algo que, muitas vezes, nem sequer ouviram falar e propalam pelos quatro cantos do cercadinho em que vivem, como verdades absolutas.

Leia mais...

Relacionamento abusivo: vítimas de um narcisista perverso

Publicado em Segunda - 06 de Setembro de 2021 | por Ana Lúcia Ricarte

Em um relacionamento conjugal, o perverso narcisista não quer apenas atenção, mas a admiração profunda e total entrega da vítima. O(A) narcisista irá convencer sua presa que ela é inferior e terá comportamento sádico, intimidador, agressivo e dissimulado.

Leia mais...

Setembro perigoso

Publicado em Domingo - 05 de Setembro de 2021 | por Renato de Paiva Pereira

Em setembro de 1992 os jovens brasileiros pintaram o rosto para protestar contra o Collor, que acabou caindo. As situações de aceitação popular de Collor e Bolsonaro são muito diferentes, mas não custa lembrar que falta de popularidade tirou o fanfarrão de caçador de marajás, depois defenestrou a tosca Dilma e que a aprovação do Bolsonaro cai a cada dia.

Leia mais...

Os dias não são iguais

Publicado em Domingo - 05 de Setembro de 2021 | por Wilson Carlos Fuáh

Somente o choque motivacional com a vontade de buscar o desconhecido, já provoca um estado de felicidade e fazendo com que pessoas reclusas nos casulos e amarradas aos costumes ou tradições ficam vivem do seu torpor mental, o importante é manter o foco e por a cara na janela e ver que lá fora existe vida e muitas opções de possibilidade de crescimento.

Leia mais...