Noticias Educação/Vestibular
Decisão de anular Enem para 639 alunos é inconstitucional, diz OAB-CE
O presidente da Comissão de Educação e Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), Edimir Martins, considerou na quarta-feira (26) inconstitucional a decisão do Ministério da Educação (MEC), de refazer a prova apenas com os 639 alunos do colégio Christus que, segundo estudantes, divulgou antecipadamente questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Quem deve ser penalizado não são os alunos, mas quem provocou a falha, o erro ou a fraude. O sentido do Enem é ser universal, igual para todos e dar oportunidade para todos de forma igualitária. Tem de ter é competência para resolver os critérios", atestou.
Sintep/MT denuncia falta de vagas na Educação Infantil de Cuiabá
Cerca de oito mil crianças de Cuiabá não têm acesso à Educação Infantil pública. A falta de vagas ficou evidente com o acampamento dos pais em frente às duas creches da rede estadual, Nasla Joaquim Aschar, na Avenida do CPA, e Maria Eunice Duarte de Barros, no Centro Político Administrativo, desde o último dia 19. Por conta disso, o período de matrículas foi adiantado do dia 04 de novembro para 25 de outubro.
Alunos do Ceará já falavam de questões idênticas às do Enem desde sábado
O material do colégio de Fortaleza com questões idênticas às do Enem já era discutido por estudantes desde sábado. Uma aluna de cursinho, já formada no Ensino Médio, escreveu no Facebook "Materialzinho do christus (sic) denominado: "questões selecionadas" com OITO questões com o mesmo enunciado e os mesmos ítens (sic) da prova? No mínimo "estranho"...#palhaçada". Mais adiante, respondendo aos comentários dos amigos, a aluna comenta: "pior é que eles fizeram questão de divulgar o material sem as "fontes"...
Atrasados não conseguiram fazer provas do Enem.
Quase 28% dos inscritos deixaram de fazer provas do Enem em MT
Cerca de 37 mil estudantes mato-grossenses deixaram de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste final de semana. A abstenção média no estado ficou em 27,9%, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), percentual superior à média brasileira, que registrou 26,4%. As avaliações foram aplicadas no sábado e domingo em todo país e é uma das formas de garantir acesso ao ensino superior.
Uso de celular causa confusão no Enem em Salvador
A estudante Bárbara Souza, de 20 anos, causou confusão ao deixar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio-FIB) em Salvador. Logo depois de entregar a prova, a estudante pegou o telefone celular e fez uma ligação, ainda saindo da classe onde estava. Pelo ato, foi repreendida por um fiscal.
BA: candidatos do Enem improvisam ponte para fazer prova
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos que realizaram as provas no Colégio Estadual Tourinho Dantas, no bairro de São Cristóvão, periferia de Salvador, precisaram enfrentar o alagamento do rio Ipitanga, que passa na frente da unidade. Para ter acesso ao local, pessoas improvisaram uma ponte com cadeiras.
Mais de 1,3 milhão não apareceram para fazer o Enem
Um em cada quatro candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não apareceu para fazer a prova neste sábado (22). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem registrou abstenção de 25,29% neste primeiro dia de provas, o que representa mais de 1,35 milhão de candidatos.
Estudantes que perderam o Enem criticam falta de organização
Alguns candidatos que perderam a prova do Enem reclamam que foram atrapalhados pela falta de clareza nas indicações sobre onde deveriam entrar para fazer a prova na Uninove da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, realizada neste sábado.
O Enem ficou mais difícil, diz estudante após prova em Brasília
A estudante Andreza Araújo, 19 anos, foi uma das primeiras a deixar uma escola particular na Asa Norte, em Brasília, um dos 176 locais de provas do Exame Nacional do ensino Médio (Enem) no Distrito Federal. Andreza saiu às 15h, assim que os portões foram abertos, e elogiou a prova. "O Enem está ficando mais difícil", disse a estudante, que quer cursar publicidade.
Veja o que pode e o que não pode durante a prova do Enem
Os estudantes que começam a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado precisam ficar atentos ao tipo de documentação exigida, materiais que poder ser utilizados e aos horários das provas. Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é permitido ou não durante a prova, o Terra elaborou um guia com dicas para os candidatos.