Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Terça - 22 de Junho de 2021 às 10:12
Por: Francisney Liberato Batista Siqueira

    Imprimir


Você já fez uma prova pensando em obter uma nota abaixo de cinco pontos? Ou quem sabe desejou tirar uma nota zero? Creio que não. Dificilmente alguém que estuda, periodicamente, vai desejar obter uma nota inferior a dez. Até o estudante displicente e desinteressado, que não tem por costume estudar, vai procurar, dentro de suas limitações de conhecimento e empenho, conseguir a nota máxima na prova.

Costumo utilizar em meus cursos e palestras a sigla DEZ, que significa: “D” = determinado, “E” = equilibrado e “Z” = zeloso.

No filme “Rocky Balboa”, o ator principal Sylvester Stallone possui todas as qualidades citadas acima. O boxe é a temática central do enredo cinematográfico, em que lutadores aplicam diversos golpes para vencer o adversário no ringue. O golpe do boxe o qual mais admiro é o gancho, que se for bem aplicado pode levar o adversário ao nocaute.

Com a finalidade de dar uma maior dinâmica em minhas palestras, solicito aos participantes que simulem dez golpes de gancho, sendo cinco golpes dados pelo punho direito e cinco pelo punho esquerdo, de forma alternada. Ao mesmo tempo peço que pronunciem em alto e bom som a palavra DEZ, repetindo: DEZ! DEZ! DEZ! E assim sucessivamente.

Você já fez uma prova pensando em obter uma nota abaixo de cinco pontos?

O meu objetivo ao realizar essa atividade é impulsionar o cérebro do aluno, utilizando a voz, vibração e movimentação do corpo como ferramentas para produzir substâncias boas no encéfalo. Com esse embalo de motivação, o estímulo neural fará com que o foco de coisas negativas seja transferido para um estado emocional positivo, gerando autoconfiança, otimismo, serenidade e capacidade de melhor interação social.

Se você empregar a dinâmica “DEZ” em sua vida, com certeza obterá sucesso. O “D” de determinação é de extrema importância, visto que é por intermédio dele que são traçados os nossos planos, objetivos e sonhos. Sem determinação, dificilmente conseguiremos observar o futuro no presente, e com isso não teremos a força física, mental e emocional necessária para sair da zona de conforto. Essa falta de determinação e motivação nos impedirá de termos características de uma pessoa vencedora, como foi Rocky Balboa.

Aplicando o “E” de equilíbrio, podemos afirmar e reafirmar que atualmente as pessoas que mais têm sucesso são aquelas que possuem equilíbrio em todas as áreas da vida, principalmente o equilíbrio emocional, e isso é percebido por todos. Ser equilibrado emocionalmente é ter controle sobre as emoções e sentimentos, é ter a capacidade de enfrentar e vencer as adversidades e os obstáculos que surgem em nossas vidas. Ter equilíbrio emocional nos estimulará a alcançar a nota DEZ.

Viver de forma categórica, utilizando o “Z” de zeloso, fará a diferença no mundo atual, onde a cultura do imediatismo e a do fast food estão transformando o que realmente importa em algo banal. O excesso de notícias compartilhadas na internet e redes sociais caracteriza também a superficialidade nos relacionamentos, a falta de interesse em ter um conhecimento mais profundo e equilibrado sobre as coisas.

Diante desse quadro desanimador, ficará muito difícil fazer com que as pessoas tenham sensibilidade, interesse, preocupação e zelo pelas coisas. Que possamos demonstrar empenho e dedicação na realização de quaisquer atribuições e responsabilidades que nos forem designadas.

Que possamos ter atenção e interesse pelo bem-estar dos nossos semelhantes, e essas virtudes devem ser buscadas e praticadas no nosso dia a dia.

Que tal, a partir de agora, tomarmos uma decisão sábia de sermos determinados na busca da realização dos nossos sonhos?

Termos como meta o equilíbrio em nossas emoções, atitudes e sentimentos? Sermos zelosos, cuidadosos e preocupados não somente com a nossa vida, mas também com a vida das pessoas do nosso convívio social?

E, finalmente, demonstrarmos na prática que somos determinados, equilibrados e zelosos pelo nosso trabalho, família, lazer e estudo? Essas são questões que precisamos refletir e melhorar para que consigamos alcançar a plenitude e a excelência em nossa vida.

Francisney Liberato é auditor público externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/3859/visualizar/